Tragédia no Pará

Após tragédia no Pará, famílias do MST seguem firmes na luta pela terra

"O MST está em luto, mas em uma só voz afirmamos que por nossos mortos não faremos nenhum minuto de silêncio, mas sim teremos uma vida toda de luta"
Foto: Setor de Comunicação do Pará

Por Carlinhos Luz
Da Página do MST

No último dia 9 de dezembro, o acampamento Terra e Liberdade, em Parauapebas, sudeste paraense, foi atingido por um grande incêndio onde 9 pessoas perderam suas vidas, várias ficaram feridas e 15 barracos foram totalmente destruídos pela ação do fogo.

Em plena escuridão e com muitas dificuldades, a coordenação do acampamento conseguiu acionar os Bombeiros e o Sistema de Atendimento Médico de Urgência (Samu) que chegaram ao local para combater as chamas e prestar os primeiros socorros às vítimas do incêndio.

Na manhã do dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, aconteceria uma grande atividade com os grupos de famílias e um almoço coletivo onde seriam repassados os informes da comissão do movimento que esteve em Brasília nos últimos dias, mas diante à dor e comoção pela perda de vidas, o dia se transformou em uma convocação à solidariedade às famílias que perderam seus entes queridos na tragédia.

Rapidamente, Movimentos Sociais, Partidos Políticos, Ongs, Centrais Sindicais, Movimentos de Juventude, Igrejas, amigos e aliados do MST responderam ao chamado, prestaram solidariedade e fizeram uma grande rede de apoio às famílias Sem Terra.

O MST está em luto, mas em uma só voz afirmamos que por nossos mortos não faremos nenhum minuto de silêncio, mas sim teremos uma vida toda de luta.

Foto: Setor de Comunicação do Pará

Ainda na tarde do dia 10, milhares de pessoas se reuniram no acampamento Terra e Liberdade para o grande ato de solidariedade às famílias acampadas, em memória às vítimas e ao MST do Pará.

Flores vermelhas, canções de luta e de despedida, gritos de ordem, ferramentas de trabalho e muita emoção fizeram do ato um momento de muita energia e esperança para todos aqueles que lutam por um pedaço de terra para trabalhar, produzir alimentos saudáveis e querem viver em um mundo mais justo e melhor.

Dia 11 foi realizado um grande Ato político em memória às vítimas e pela reforma agrária com participação de uma comitiva de órgãos federais, estaduais, municipais e representantes da coordenação nacional do Movimento.

A noite do dia 09/12/2023 jamais será esquecida e ficará marcada na memória de todas as famílias que estão acampadas no acampamento Terra e Liberdade. Mas a coragem de lutar pelo tão sonhado pedaço de terra continua firme no coração e na mente de cada acampada e acampado do MST.

O MST está em luto e em luta!

Por nossos mortos nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta!

*Editado por Fernanda Alcântara