Trabalho escravo

Três trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em MG

Os homens estavam em uma carvoaria entre o Rio Paranaíba e Matutina, no Triângulo Mineiro. Eles foram encontrados em uma casa suja em área de difícil acesso
Conforme a PM, o trio foi levado para um hotel custeado pela Prefeitura de Rio Paranaíba. Um dos trabalhadores precisou ser internado por suspeita de pneumonia. Foto: Divulgação/PM-MG

Por Correio Braziliense

A Polícia Militar de Minas Gerais resgatou, no sábado (13/1), três trabalhadores em situação análoga à escravidão. Segundo a PM, os homens estavam em uma carvoaria entre Rio Paranaíba e Matutina, no Triângulo Mineiro. Os trabalhadores foram encontrados em uma casa suja localizada em área de difícil acesso.

Na rotina dos trabalhadores análogos à escravidão, eles tinham de cozinhar em fogão à lenha e pelo menos um deles dormia em um colchão no chão. Conforme a PM, os trabalhadores afirmaram que não recebiam salário fixo, mas apenas alguns pagamentos esporádicos, sem data ou quantia definida. O proprietário da carvoaria não estava no local e não foi encontrado pela polícia.

Ainda conforme a PM, o trio foi levado para um hotel custeado pela Prefeitura de Rio Paranaíba. Um dos trabalhadores precisou ser internado por suspeita de pneumonia. O Correio tenta contato com a prefeitura de Rio Parnaíba para saber o estado de saúde do trabalhador internado e dos outros homens que estão abrigados em um hotel municipal.

Correio também contatou o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) e aguarda retorno.