Política

Declaração Via Campesina Brasil sobre o Acordo UE-MCS 

Manifesto explica os motivos de total repúdio ao Acordo União  Européia - Mercosul
Foto: Rafael Stedile

Da Página do MST

Nós Movimentos Sociais do Campo, Águas e Florestas, articulados na Via Campesina Brasil, reunidos  em Brasília de 17 a 19 de março de 2024, vimos publicamente manifestar nosso total repúdio ao Acordo União  Européia – Mercosul. O Acordo em pauta, representa um retrocesso para o Brasil e para os países do Mercosul  no âmbito do desenvolvimento socioeconômico, bem como um ataque frontal à soberania dos nossos países. 

Nada de novo se apresenta nos atuais termos do Acordo que já foi rechaçado há mais de 20 anos. O texto atual  do Acordo, retomado em 2019, representa o DNA bolsonarista na sua essência sem nenhum compromisso  com o desenvolvimento do nosso país.  

O Acordo assume caraterísticas neocoloniais na sua concepção e ameaça, em seus termos, nossos  povos e territórios, ameaça a agricultura camponesa, as comunidades tradicionais e entrega nossos bens  comuns aos interesses do capital internacional, consolidando assim o caráter agroexportador da nossa  economia, que é basicamente continuar exportando matéria prima para abastecer as demandas dos países  europeus em troca dos produtos industrializados. 

Portanto queremos denunciar publicamente ao povo brasileiro os riscos que o Acordo apresenta tanto  para agricultura familiar camponesa quanto para a indústria brasileira, caso venha ser assinado. Pedimos que  o presidente Lula escute o clamor dos povos do Campo, Águas e Florestas e coloque fim às negociações em  curso e dê espaço a construção de um projeto popular de desenvolvimento nacional para o Brasil. 

Brasília, 19 de março de 2024.