Mulheres em Luta

Mulheres Sem Terra realizam assembleia no assentamento Cruz do Ouro, na Bahia

Assembleia teve como objetivo discutir as opressões sofridas pelas camponesas, como resultado da violência do capitalismo
Foto: Vitória Bruno

Por Vitória Bruno/Coletivo de Comunicação do MST-BA
Da Página do MST

Na manhã do último domingo (24), as camponesas do MST realizam uma assembleia com as companheiras do assentamento Cruz do Ouro da Brigada Olga Benário, extremo sul da Bahia. A atividade integra as ações da Jornada Nacional das Mulheres Sem Terra, com o lema: “Lutaremos por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos!”.

A Jornada concentrou as principais atividades nacionais de luta das mulheres na semana do 8 de março, mas segue com outras atividades nas áreas de Reforma Agrária até o final de março.

A assembleia teve como objetivo de discutir com as mulheres Sem Terra as opressões há muito sofridas, que já existem e têm se acentuado, em particular contra as mulheres no último período, resultado do capitalismo violento.

Fotos: Vitória Bruno

Diante desse quadro, os debates na Brigada Olga Benário não abarcaram apenas a questão de classe e gênero, mas também a questão racial, sexual e patriarcal. Também foi proporcionado um momento de discussão sobre o quanto a mulher é desfavorecida em diversos aspectos na sociedade atual. O patriarcado tem ceifado muitas vidas das nossas mulheres, que lutam por uma vida digna e pela oportunidade de oferecer uma oportunidade melhor para seus filhos.

Como camponesas, seguimos firmes, reafirmando a importância da luta das mulheres Sem Terra, valorizando cotidianamente as experiências de resistência, denunciando às violências e conquistando direitos, que tem sido negado às mulheres.

*Editado por Solange Engelmann