Reforma Agrária Popular

Assentamento Califórnia no MA comemora 28 anos de resistência e conquistas

Em Açailândia, no Maranhão, famílias assentadas superam desafios e se destacam na produção de alimentos
Os pioneiros do assentamento cultivam a terra e os laços de solidariedade e pertença. Foto: Luiza Amanda 

Por Luiza Amanda/MST – MA
Da Página do MST

Na última quarta (26), o assentamento Califórnia, localizado no município de Açailândia, no Maranhão, comemorou os seus 28 anos, um marco significativo na sua história de garantia da posse da terra e construção da Reforma Agrária Popular.

Logo ao amanhecer, os moradores do assentamento se envolveram em uma série de atividades comemorativas, mergulhados em mística, ações de plantio de árvores, ornamentação, poesias e memórias de uma jornada marcada por desafios e conquistas. 

Hoje eu me sinto muito feliz. Nós temos lutado e graças a essa luta chegamos a esses 28 anos, que é uma luta vitoriosa que nós conseguimos garantir até agora, graças a Deus”, expressou Tereza de Jesus, uma das pioneiras do assentamento, em meio às celebrações.

Fundado em 1996, há quase três décadas o assentamento emergiu como um símbolo vivo da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no Maranhão, com suas raízes na organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que mobilizou cerca de 250 famílias para ocuparem a área às margens da BR-010, a 14 km do município de Açailândia.

Com uma extensão de 5.800 hectares, hoje o assentamento é estabelecido enquanto um espaço de resistência e esperança para aqueles que buscam acesso à terra e condições dignas de vida no campo.

A comunidade celebra com mel e pão artesanal, frutos da produção do assentamento. Foto: Luiza Amanda

Desafios superados: a jornada da comunidade

Ao longo dos anos, os moradores do assentamento Califórnia enfrentaram uma série de desafios, desde a escassez de recursos básicos como água potável, até a falta de infraestrutura, como estradas e energia elétrica.

“Nós tínhamos que pegar água em Açailândia e, às vezes, as pessoas não queriam nem mesmo dar água para nós. Era uma luta diária, mas nunca perdemos a esperança”, relembra Tereza de Jesus, que viveu os tempos difíceis desse período.

O assentado Manoel Gomes, que também acompanhou o processo de ocupação até a garantia de melhores condições de vida, fala sobre a importância fundamental da união das famílias nesse processo.

Foram muitos os desafios que enfrentamos ao longo desses anos. Além da questão da água, tivemos que lidar com a falta de acesso a serviços básicos, como saúde e educação. Foi preciso muita determinação e união para conseguirmos superar essas dificuldades e construir uma comunidade forte e unida”, explica Gomes.

Assentado Manoel Gomes se orgulha do boné que representa a luta pela reforma agrária e justiça social. Foto: Luiza Amanda

Conquistas e celebrações: O progresso do Assentamento

Apesar dos desafios, o assentamento Califórnia alcançou importantes conquistas ao longo de quase 30 anos, a exemplo da implementação de políticas públicas como escolas, postos de saúde e infraestrutura básica, que melhoraram significativamente a qualidade de vida da comunidade, como complementa Manoel Gomes.

“Para mim é um prazer estar aqui com meus amigos, todos que nós conquistamos. Ver o crescimento e desenvolvimento do assentamento ao longo dos anos é algo que me enche de orgulho”. 

Compartilhando risadas e histórias ao redor da mesa do café da manhã. Foto: Luiza Amanda

O papel na Reforma Agrária: uma luta coletiva

Como parte integrante do MST, o assentamento Califórnia desempenha um papel fundamental na promoção da Reforma Agrária e na defesa dos direitos dos trabalhadores rurais em todo o Brasil. 

Tereza de Jesus, que hoje tem a garantia de um quintal produtivo e acompanha o crescimento da família com qualidade de vida reforça, com propriedade, a importância de proporcionar terra para aqueles que necessitam. 

“Tem que ter terra para as pessoas trabalhar, porque tem muita gente pobre. Se não tiver, na cidade às vezes é ruim, não tem como produzir alimentos como aqui, não tem emprego, não condições para viver”.  

Ao garantir a ocupação e cultivo da terra de forma coletiva, o Assentamento se torna um exemplo vivo de resistência e solidariedade, inspirando outras comunidades a se organizarem e lutarem por seus direitos.

A juventude tem papel ativo no plantio de árvores e no futuro do assentamento. Foto: Luiza Amanda

Legado às futuras gerações: a importância da juventude

Lucas Sousa, jovem que cresceu no Assentamento, reflete e reforça a importância da participação da juventude na continuidade da luta pela Reforma Agrária e no desenvolvimento da comunidade. 

“É profundamente gratificante crescer e permanecer em uma área do MST, pois permite cultivar raízes sólidas e duradouras. Acredito sinceramente que a convivência e o envolvimento em atividades ligadas a este lugar desempenharam um papel fundamental na minha formação como indivíduo socialmente consciente, dotado de senso crítico e de um entendimento mais profundo dos direitos e deveres, assim como da justiça”, compartilha Lucas.

Juventude Sem Terra ergue a bandeira como símbolo de compromisso com o Movimento. Foto: Luiza Amanda

Símbolo de resistência e esperança: o futuro do assentamento Califórnia

Em meio aos impactos da mineração e monoculturas como extensão de pastos, eucalipto e soja, o assentamento Califórnia é uma prova viva da força coletiva e da determinação em construir um futuro mais justo e igualitário para as famílias.

Com coletivos e cooperativas de produção ativa, escolas do campo em pleno desenvolvimento de atividades, para além dos muros e a conscientização permanentes das famílias: vida longa ao assentamento Califórnia!

*Editado por Solange Engelmann