MST 40 anos

Exposição em Gana celebra 40 anos do MST e lança congresso nacional

Evento organizado em Acra, capital de Gana, e reuniu representantes de diversos países e organizações em apoio à trajetória de lutas do Movimento Sem Terra
Foto: Brigada Internacionalista do MST Samora Machel

Por Brigada Internacionalista do MST Samora Machel
Da Página do MST

Na última sexta-feira, 26 de abril, a capital de Gana, Acra, recebeu a Exposição Fotográfica em celebração dos 40 anos do MST e o Lançamento do 7° Congresso Nacional do Movimento, que será realizado em julho deste ano.

Organizada pelo Movimento Socialista de Gana (SMG – sigla em inglês) em conjunto com a Brigada Internacionalista do MST Samora Machel, o evento contou com a participação de representantes das Embaixadas de Cuba, Palestina, Zimbábue e de militantes de diversas organizações políticas, sociais, partidos e sindicatos que compõem a OPAO (Organização dos Países da África Ocidental, WAPO – sigla em inglês).

Foto: Brigada Internacionalista do MST Samora Machel

A atividade foi transmitida pela PANAFRICANTV, iniciando com as falas de Kwesi Pratt (SMG), Elizabet Cerqueira (MST) e Kufa E. Chinoza (Embaixada de Zimbábue em Gana), e a apresentação das 23 fotos históricas dos estados brasileiros onde o MST se organiza.

A diversidade das fotografias ilustrou diversos processos de lutas, como ocupações de terra e de órgãos governamentais, marchas, momentos culturais, atividades educacionais e formativas, entre outros registros de nossa história. Através do diálogo direto com os participantes e pela transmissão, foi possível compartilhar um pouco da trajetória do Movimento.

A exposição realizada em solo africano ressaltou a importância do Internacionalismo, que, baseado na solidariedade e nas lutas concretas, é um pilar fundamental na prática revolucionária do Movimento Sem Terra ao longo desses 40 anos de existência.

Viva os 40 anos do MST, viva o Internacionalismo!

*Editado por Fernanda Alcântara