Vem pra Feira!
Começa a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária nesta quinta (8), no coração de São Paulo
Em comemoração aos 10 anos da iniciativa, MST oferta à população 500 toneladas de alimentos, cerca de 100 pratos típicos, além de diversos shows e atividades culturais, atos políticos e outras atividades

Da Página do MST
Com o intuito de oferecer à população uma diversidade de alimentos e produtos da Reforma Agrária de todas as regiões do país, nesta quinta-feira (8), o MST inicia a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, em São Paulo.
Serão mais de 500 toneladas de alimentos saudáveis e 1.800 tipos diversos de produtos, incluindo alimentos in natura e beneficiados, ou seja, o que há de melhor dos frutos da agricultura familiar e camponesa de acampamentos e assentamentos das áreas de Reforma Agrária de 23 estados e do Distrito Federal, organizadas a partir de coletivos, cooperativas e agroindústrias. Também será possível experimentar cerca de 100 pratos típicos, que trazem sabores e aromas das culturas regionais no espaço da Culinária da Terra, sendo servidos por 23 cozinhas dos estados em que o MST está presente no país.
A Feira vai até o próximo domingo (11), período em que apresenta à população os frutos da luta pela terra e a viabilidade do projeto de Reforma Agrária Popular para enfrentar a fome, o alto preço dos alimentos, além da crise ambiental e o modelo de morte do agronegócio.

A dirigente nacional do setor de produção do MST, Giselda Coelho, afirma que a Feira Nacional do MST é um espaço importante para a apresentação e comercialização de produtos e alimentos saudáveis dos assentamentos de Reforma Agrária, além de contribuir na luta por políticas públicas para a massificação da agroecologia e a produção de alimentos saudáveis em larga escala.
A massificação da agroecologia e da produção de alimentos saudáveis é um desafio, porque hoje isso ainda tem um custo. Para avançar nesse processo necessitamos de políticas públicas mais robustas por parte dos governos”, resume.
A abertura da Feira acontece nesta quinta (8), às 10h, com a coletiva de imprensa, no Espaço da Cooperação e Alimentos Saudáveis (Casa Ana Primavesi). Em seguida haverá o ato político de abertura da Feira que inicia às 11h, no auditório Paulinho Nogueira, com a presença dos ministros Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR); Celso Sabino do Ministério do Turismo (MTur); Gleisi Hoffmann da Secretaria de Relações Institucionais (SRI); e Paulo Teixeira do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas passem pela feira deste ano, entre consumidores, público em geral, personalidades, artistas, e representantes de movimentos populares e sindicais; para celebrar os dez anos da maior Feira da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar Camponesa do país.
Atrações Culturais
Nesta quinta (8), a abertura das atrações culturais se inicia no Palco Arena entre às 19h e 21h30, com os os shows de Xangai e Almir Sater; na sexta-feira (9), no mesmo horário, estão previstas as apresentações de Tereza Cristina e Djonga; no sábado (10), será a vez de Maciel Melo e Carlos Santana; e na noite de encerramento no domingo (11), são esperados vários artistas para uma grande celebração da cultura popular brasileira com o Festival Terra, Arte e Pão, com a presença de Arnaldo Antunes, Fat Family, FBC, Catto, Marina Lima e Paulinho Moska.
Entre as apresentações culturais com artistas de todo o país, entre artistas populares de todo o país, no espaço Chão, a programação se inicia no dia 9 (sexta-feira), às 9h, com o “Cortejo João do Vale Realejo do Cultivo”, seguido, às 15h, pelo Coral Cidadãos Cantantes. No sábado (10), o cortejo se repete às 9h, e às 10h, a CIA Benedita apresenta uma contação de história na Ciranda, encerrando o dia com o Bloco Pisa Ligeiro, às 15h. No último dia da Feira, o “Cortejo João do Vale Realejo do Cultivo” acontece novamente às 9h, seguido pelo Jongo dos Guaianás às 11h e, às 14h, pelo Carimbó do Campo.
Também estão previstos o Ato de Lançamento de Produtos da Reforma Agrária Popular, na sexta-feira (9), às 13h30, no Espaço da Cooperação e Alimentos Saudáveis (Casa Ana Primavesi); também na sexta-feira, às 16h30, acontece o Ato MST Cultivando a Solidariedade, com a doação de 25 toneladas de alimentos para 50 comunidades vulneráveis da grande São Paulo. No sábado (10), às 10h, acontece a Conferência “Agroecologia: produzir alimentos e enfrentar a crise climática”, no Palco Arena. E no domingo (11), às 11h, acontece o Ato de Solidariedade Internacionalista, no auditório Paulinho Nogueira, com a presença dos embaixadores de Cuba, Venezuela e da República do Saara Ocidental.
Também estão previstas na programação seminários e oficinas; o espaço Berta Cárceres e o Café Literário também contam com uma programação própria; Espaço da Saúde e práticas integrativas; Mostra de Cinema da Terra e a área expositiva do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, trazendo a multiplicidade de sementes crioulas e mudas de plantas ornamentais, medicinais e frutíferas. Apresentações culturais com artistas populares de todo o país.
Confira a programação completa no especial da Feira: https://mst.org.br/especiais/feira-nacional-da-reforma-agraria-2025/
*Editado por Fernanda Alcântara