MST realiza encontro de jovens de assentamentos e acampamentos no Maranhão
Atividade foi realizada no Assentamento Vila Diamante, como parte da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Sem Terra.
Por Reynaldo Costa
Da Página do MST
Durante os dias 18 a 20/08, 130 jovens do MST participaram do encontro da juventude da Regional Mearim, localizada no cento do estado. O objetivo da atividade foi trocar experiências e informações sobre a situação da juventude nos acampamentos e assentamentos da regional, assim como apontar saídas às dificuldades apresentadas. O Encontro faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Sem Terra que traz esse ano o lema: “Ocupa Juventude, as escolas e as ruas”.
No encontro, os jovens estudaram e debateram temas como a Reforma Agrária Popular, o papel da juventude na busca por direitos e relações de gênero. O evento também foi recheado de atividades práticas e das oficinas de agitação e propaganda e de comunicação.
O MST no Maranhão vem intensificando a organização e a formação política da juventude em suas comunidades. Aldenir Gomes, da Coordenação Estadual do Coletivo de juventude, avalia que esse é um momento pra ampliar os trabalhos com esse publico.
“Vivemos um momento de muita complexidade e precisamos organizar e trabalhar a formação política da juventude. A regional Mearim é uma expressão do potencial que a juventude maranhense possui, é um processo construído por muitas mãos e no comando da própria juventude”, declara.
Aldenir avaliou ainda como positivo a juventude do MST ter sua própria Jornada Nacional de Luta, segundo ele: “A Jornada da juventude tem sido um espaço que propicia a inserção, socialização e vivencia maior dos sujeitos jovens no processo”.
A Jornada Nacional de Lutas da Juventude Sem Terra acontece todos os anos e tem potencializado a organicidade dos jovens no movimento e, consequentemente, vem preparando estes para um disputa também no campo ideológico.
*Editado por Rafael Soriano