MST denuncia Ibama e inspeciona área no DF

Informativos – Últimas do MST
MST denuncia e Ibama inspeciona área ocupada pelo Movimento no DF
26/10/2004

Superintendências do Incra e Ibama vistoriaram nessa segunda-feira, 25, área pública grilada por Mário Zinato e ocupada por 350 famílias do MST. A área pertence ao Governo Federal e fica entre Planaltina e Formosa, no Distrito Federal

O superintendente do Ibama/DF, Francisco Palhares, relatou que há danos ambientais gravíssimos no local. O responsável é o suposto proprietário Zinato, que já possui um processo tramitando no Tribunal de Justiça do Distrito Federal por grilagem de terras.

Foram identificados desmatamento irregular, degradação de áreas de nascentes, inclusive o desvio de algumas delas, além de indicativos de uso de agrotoxicos, o que pode ter contaminado todo o manancial.

O problema constatado preocupa especialistas do Ibama, pois a área é vizinha ao Parque Nacional Águas Emendadas e suas águas encontram as bacias dos Rios São Francisco, Paraná e Tocantins.

A coordenação do MST e o Ibama acionaram a Delegacia do Meio Ambiente para serem tomadas as providências pelos danos ambientais causados, considerados crimes federais.

As 350 famílias que permanecem no local estão sofrendo ameaças por parte dos jagunços.