Município de Santo Amaro recebe Centro de Inclusão Digital

O Assentamento Eldorado, localizado no município de Santo Amaro, na região do Recôncavo Baiano (BA) recebe hoje, dia 22, o primeiro Centro de Inclusão Digital Eldorado. A entrega contará com a participação do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hachbart. O MST pretende aproveitar a ocasião para entregar uma série de pautas e reivindicações ao Incra.

Além do Centro de Inclusão Digital outros projetos estão previstos para o Assentamento, como, por exemplo, o que incentiva a organização da produção e comercialização de produtos agrícolas através da criação e desenvolvimento de rótulos. Os rótulos serão produzidos pelos próprios assentados, que tiveram iniciação à comunicação visual. As novas embalagens abrigam doces de banana e cacau, entre outros.

Em relação a infra-estrutura, a regularização do abastecimento de água será feita por meio de um carro-pipa. O assentamento, que já tem 10 anos, não tem abastecimento de água nem rede de esgoto. No projeto também está previsto o incentivo a prática de turismo rural na região. Os assentados participaram de oficinas e puderam desenvolver a sinalização das trilhas e de áreas do próprio assentamento.

Na pauta, os trabalhadores rurais reivindicam ao Incra assistência técnica; avanço nos processos de vistorias de terras; infra-estrutura básica, como estradas, energia, água e habitação rural; investimento em educação nas áreas rurais, já que apenas 2% dos assentamentos têm ensino médio e as escolas funcionam em estruturas precárias; início da reforma de 5 mil casas e construção de outras 3 mil; reforma de 3 centros de formação e construção de 2 novos centros; apoio à produção e comercialização dos produtos da Reforma Agrária, entre outras.