Ministério da Agricultura amplia monitoramento de vegetais

Da radioagência NP

Quinze novos vegetais serão monitorados pelo Ministério da Agricultura. O melão, o morango, a uva, o abacaxi, a alface, a banana, o limão, a manga, o tomate e a batata serão fiscalizados para se controlar o uso de agrotóxicos e outros contaminantes. Já o arroz, amendoim, milho e a castanha do Brasil serão analisados por causa de substâncias tóxicas produzidas por fungos. A pimenta-do-reino será monitorada para detectar a presença da bactéria salmonella.

Esta inclusão dos novos produtos faz parte do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC). De acordo com o chefe de Serviço de Controle de Resídios e Contaminantes da Área Vegetal do ministério, Carlos Venâncio, a finalidade é garantir alimentos cada vez mais seguros para os brasileiros e também para qualificar as exportações.

Com a criação do Plano, os primeiros testes serão feitos já em janeiro, mas os resultados serão divulgados apenas ao final de cada ano. Caso seja detectado o uso abusivo de agrotóxicos ou o uso de substâncias proibidas um fiscal visitará a propriedade de origem dos alimentos.