Trabalhadoras rurais ocupam sede do Incra em Imperatriz, no Maranhão
Por Reynaldo Costa
Da Página do MST
Mobilizadas desde terça-feira (5), as mulheres organizadas pelo MST e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (FETAEMA) ocuparam nesta quarta-feira a sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Imperatriz.
As trabalhadoras cobraram audiência com Incra e com a coordenação nacional do Programa Terra Legal, responsável pela regularização fundiária na Amazônia.
São cerca de 30 mil hectares de terra ocupadas que estão em processo de regularização na Justiça Federal. Por volta de 2 mil famílias ocupam estas áreas, distribuídas em diversos acampamentos na região sudeste do estado. A lentidão em dar um desfecho faz a região ser uma das mais tensas nos conflitos de terra do estado.
Essas áreas foram griladas nas décadas de 70 e 80 e hoje estão sendo arrecadada pelo Programa Terra Legal para serem regularizadas. Do outro lado, grileiros também reivindicam a posse destas terras. “Por isso, a jornada de luta das mulheres é importante para demonstrar ao poder judiciário que se destinada aos trabalhadores, estas terras beneficiarão muito mais famílias”, afirma Gilvânia Ferreira, da coordenação do MST no Maranhão.
Em negociação com o chefe da unidade local do Incra, Clovis Gomes, as trabalhadoras conseguiram para o final deste mês de março o compromisso de uma audiência com as coordenações nacionais dos órgãos.