Formação
Em Alagoas, organizações lançam Escola de Formação vinculada ao trabalho popular
Por Gustavo Marinho
Da Página do MST
Impulsionada pela Brigada do Congresso do Povo, a partir da articulação entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Levante Popular da Juventude, Alagoas recebe a primeira Escola de Formação com o objetivo de fortalecer as diversas iniciativas de trabalho popular nos mais diversos territórios do estado.
A Escola que recebe o nome da alagoana que revolucionou o tratamento psiquiátrico, Nise da Silveira, surge concretamente a partir das necessidades reais das organizações populares, partidos, coletivos e sindicatos na atual conjuntura de estimular os processos de formação política e ideológica nas diversas dimensões que tocam a luta popular em Alagoas.
De acordo com Franqueline Terto, do Setor de Formação do MST e da Coordenação Político-Pedagógica da Escola Nise da Silveira, a iniciativa da Escola pretende desenvolver uma série de agendas de formação vinculadas diretamente aos processos de trabalho de base que tem se fortalecido no último período.
“Queremos que a Escola Nise da Silveira se materialize no cotidiano das organizações e conjunto dos lutadores e lutadoras de Alagoas a partir da concretude das nossas demandas reais de luta”, sinalizou Franqueline.
“Não queremos somente construir uma agenda de cursos e seminários, mas articular os processos de trabalho popular na sua diversidade, fortalecendo uma rede de parceiros, educadores e educandos para refletirmos coletivamente sobre nossas ações da atualidade, olhar as experiências construídas historicamente e contribuir nos próximos passos dessas ações”, comentou.
Segundo Mírian Oliveira, do Levante Popular da Juventude e também da Coordenação Político-Pedagógica da Escola, a inauguração da Escola já tem data marcada, com um primeiro seminário de formação que reunirá diversos convidados dos movimentos e organizações de Alagoas.
“A Escola será muito além de um espaço físico. Teremos parte de nossas atividades vinculadas e realizadas na Casa do Congresso do Povo, no bairro da Levada em Maceió, mas desejamos que as ações extrapolem esse espaço e se efetive nas formas criativas e potentes que fortaleçam os processos de formação política”, disse Mírian.
Seminário de Lançamento
O Seminário que dará o ponta pé da Escola Nise da Silveira será realizado de forma online, com o debate “A Educação Popular Freiriana e a Formação Política na Atualidade”, reunindo movimentos populares, partidos e organizações de Alagoas, bem como uma diversidade de educadores populares que atuam nas mais diversas áreas no estado.
A agenda de lançamento conta com a participação de Cristina Vargas, do Setor de Educação do MST e Roxana Longo, da Universidade de Buenos Aires, que compartilhará a experiência de educação popular na Argentina.
*Editado por Fernanda Alcântara