Mobilização
Combate à fome: sessão especial na Alerj repercute Campanha da Fraternidade deste ano
Do Brasil de Fato/Rio de Janeiro (RJ)
Na próxima segunda-feira (6), uma sessão especial acontece na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para repercutir a Campanha da Fraternidade deste ano. O evento, organizado pelo mandato da deputada estadual Marina do MST (PT), tem início às 18h, no Plenário do Edifício Lúcio Costa, na rua México, 125, no centro do Rio.
Segundo a parlamentar, o combate à fome é prioridade absoluta do seu mandato no estado. “Nós entendemos que sociedade, parlamentares e movimentos sociais têm de estar juntos e pensar ações coletivas fraternas e interreligiosas para a mudança dessa situação. Nosso compromisso de lutar para a garantia de que todos tenham pelo menos três pratos de comida em sua diariamente”, disse em nota enviada à imprensa.
A Campanha da Fraternidade de 2023 foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na última quarta-feira (22). O tema deste anos é “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmo de comer” (Mt 14,16).
Conforme a CNBB, o agravamento da segurança alimentar e nutricional em todo o país motivou a escolha do tema, pois de acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, lançado em 2022, atualmente mais de 33 milhões de brasileiros não têm garantida a alimentação.
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela CNBB no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs.
Edição: Mariana Pitasse