Dia do Açaí
Conheça 9 curiosidades sobre o açaí da Mata Atlântica
Por Setor de Comunicação e Cultura do MST-PR
Da Página do MST
Neste 5 de setembro (quarta-feira), celebramos o Dia Nacional do Açaí, famoso como creme gelado e adoçado, ou também salgado e servido com peixe e farinha de mandioca, a depender da região do Brasil onde você está. Muito comum no bioma amazônico, o açaí também está presente na Mata Atlântica, como fruto da palmeira Juçara, cujo nome científico é Euterpe edulis.
O “açaí da Mata Atlântica”, parente do açaí da região amazônica, tem sido cada vez mais conhecido e utilizado, o que ajuda a enfrentar a ameaça da extinção da Juçara. Conheça algumas curiosidades sobre este alimento delicioso:
1 O que é o açaí da Mata Atlântica?
O açaí da Palmeira Juçara, uma árvore do bioma Mata Atlântica, tem a cor roxo-escuro, casca lisa, com uma polpa fina que envolve a semente, muito parecido com a variedade presente na Amazônia. É um alimento rico em ação antioxidante, que protege as células contra radicais livres. Seu consumo pode ajudar na redução do risco de diversas doenças degenerativas como câncer, aterosclerose, entre outras, segundo pesquisas da Embrapa.
2 Como coletar?
Para fazer a colheita do açaí, é necessário começar pelos cachos. Depois, os frutos são retirados e transportados até a unidade de produção, onde passam por um processo de seleção e retirada das impurezas, como pequenos galhos ou pedrinhas.
3 Como utilizar a fruta?
A fruta é esterilizada, passa por um processo de amolecimento da polpa e, em seguida, vai para a despolpadeira que separa o caroço das polpas (elas podem ser embaladas e congeladas). Além de ser um importante alimento para as comunidades tradicionais, também é utilizada na produção de sorvete, sorbet, farinha, doces e sucos.
4 É alimento para animais!
O alimento é tão rico, que é fonte essencial em época de escassez para quase 70 espécies, entre aves e mamíferos. A frutinha é um banquete para tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas, os principais responsáveis pela dispersão de suas sementes. Cutias, antas, catetos e esquilos se alimentam da fruta, entre muitos outros animais.
5 Espécie ameaçada de extinção
A juçara é uma das várias espécies típicas do bioma Mata Atlântica ameaçadas de extinção. A extração ilegal de seu palmito é o principal motivo da redução expressiva da quantidade da palmeira da floresta. Isso se dá pelo modelo destrutivo do agronegócio e seus impactos ao meio ambiente.
6 A semente e sua germinação
Você sabia que a cada um quilo de polpa produzida se acumula em média dios quilos de sementes? As sementes da juçara têm um alto potencial de germinação se espalhadas em seu habitat natural. A dispersão aérea simula a forma natural de como as sementes são jogadas na terra pelos ventos, pássaros e morcegos.
7. MST semeou e distribuiu sementes da Palmeira Juçara
As ações ocorreram entre 2023 e 2024, nas Jornadas da Natureza, em várias comunidades do Paraná. Ao todo, já foram lançadas 15 toneladas de sementes de palmeira juçara, com apoio de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal ou entregues para as comunidades, escolas, viveiros e famílias. A ação faz parte do Plano Nacional do MST “Plantar Árvores Produzir Alimentos Saudáveis”.
8. Semeadura aérea dá certo!
O monitoramento dos resultados das semeaduras aéreas está sendo feito por universidades e órgãos públicos, e comprova que esta forma de semear dá certo! Segundo avaliações realizadas em novembro de 2023, foram mapeadas 10 mil mudas por hectare à época. Caso apenas 10% alcancem a vida adulta, serão cerca de mil árvores de juçara por hectare.
9. Açaí é fonte de renda
A estimativa na região é de que cada palmeira produz pelo menos 5 kg de polpa, o que renderia 5 toneladas por hectare, por ano. Hoje, o valor médio de comercialização da polpa da juçara é de R$ 20 o quilo, que resultaria em R$ 100 mil por hectare. Ou seja, as famílias camponesas que cuidam dessa matéria-prima poderão arrecadar um valor considerável para manter a produção a todo vapor, além de manter a palmeira em pé!
Viva a Mata Atlântica e seu bioma natural.
Assista o vídeo da 2ª Jornada da Natureza, em que foram semeadas 12 toneladas de semente da Palmeira Juçara, o açaí da Mata Atlântica:
*Editado por Solange Engelmann