Brigada Jean-Jacques Dessalines – Haiti
A Brigada Jean-Jacques Dessalines é uma iniciativa em parceria com os movimentos populares da Via Campesina e Alba Movimentos Sociais, que a partir de 2009 iniciaram um processo de solidariedade ao povo haitiano em resposta à ocupação militar coordenada pelo exército brasileiro e promovida por meio da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Após o terremoto de 2010, a Brigada foi ampliada com mais de 35 militantes morando e trabalhando no Haiti, com o objetivo de promover, junto com os próprios haitianos e haitianas, iniciativas para erguer e reerguer algumas estruturas básicas de sobrevivência, como a construção de cisternas de coleta de água. Só naquele ano, foram construídas 1.500 cisternas. Hoje, a Brigada Dessalines trabalha com organizações camponesas e urbanas do Haiti nas áreas de produção agroecológica, reflorestamento, formação política e comunicação.
Imagens
Notícias
Podcast Internacionalizemos a Luta! celebra legado da Revolução Negra Haitiana
Confira no quinto episódio do programa a partir das 17h30, desta sexta (11), nas principais plataformas de áudio
“Levante por uma nova independência!” leva haitianos às ruas
Ações aconteceram no ensejo da Marcha Vermelha
Congresso de “Bwa Kayiman”
Após 231 anos, a cerimônia de "Bwa Kayiman" se mantém em todo Haiti, e relembra o início da Revolução Haitiana, que libertou o povo da dominação europeia
Por un Haití libre, político y económicamente
Carta de solidaridad a la clase obrera haitiana ante las recientes manifestaciones
Por um Haiti Livre, política e economicamente
Carta de solidariedade a classe trabalhadora Haitiana perante as manifestações recentes
Solidariedade – Terremoto no Haiti
A Brigada Internacionalista Jean-Jacques Dessalines juntamente com o Movimento Camponês Tèt Kole, nos días 19 à 21 de agosto, visitou as comunidades atingidas pelo o terremoto do dia 14 de agosto. A visita buscou maiores informações das reais condições que se encontram às famílias camponesas, como também, fazer a entrega de remédios, tendas, lonas, água. O terremoto causou um forte impacto na região sul do Haiti, as famílias não receberam nenhuma assistência do governo, às ações de solidariedade dos movimentos sociais estão sendo permanentes.