Category Plantar Árvores Produzir Alimentos Saudáveis

Caderno de Formação de Militantes – 14º Encontro Nacional do MST 2026

O "Caderno de Formação de Militantes", produzido para o 14° Encontro Nacional do MST em 2026, denuncia o Brasil como o maior consumidor mundial de agrotóxicos, impulsionado por um modelo de agronegócio baseado em latifúndios e monoculturas. O documento destaca os graves impactos à saúde pública, como intoxicações agudas e doenças crônicas (câncer e infertilidade), e os danos ambientais irreversíveis, incluindo a mortandade de abelhas e o desmatamento químico. Além disso, aponta o crescimento dos conflitos no campo, intensificados pelo uso de pulverização aérea e drones, que afetam comunidades indígenas, quilombolas e camponesas.

Revista Sem Terrinha 2023

Estamos muito felizes em compartilhar com vocês mais uma edição da Revista Sem Terrinha. Ela foi construída com muito carinho com o objetivo de ser utilizada nas escolas de todo o Brasil pelas crianças Sem Terrinha, que além de estudar, sorrir e lutar, também compartilham histórias e constroem o Movimento Sem Terra todos os dias.

A edição deste ano está muito especial. Nós viajaremos pela história de luta do nosso Movimento e conheceremos de perto os principais processos de resistência que ajudaram a fundar a nossa organização. E teve muita gente envolvida, viu. Tinha muitos jovens, mulheres, homens, crianças, idosos… tinha gente de todo o canto construindo o que conhecemos hoje como o MST.