Apresentação

Abril é o mês da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, organizada pelo MST em todo o país, reafirmando a centralidade da luta pela terra no Brasil. Com o lema: “Contra a fome e a escravidão: por terra, democracia e meio ambiente!”, a Jornada em 2023 pauta a partir das ações de denúncia, o enfrentamento ao agronegócio, que domina a lista suja do trabalho escravo e não produz alimentos para a mesa do povo brasileiro.

Demarcando o dia 17, marco em memória aos companheiros assassinados na luta pela terra há 27 anos, no massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, quando 21 trabalhadores rurais foram mortos pela Polícia Militar – motivados por fazendeiros – enquanto protestavam por Reforma Agrária.

Pautando a Reforma Agrária Popular como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis para a população no campo e na cidade, e para o emprego de trabalho cooperado e digno para trabalhadoras e trabalhadores rurais, a Jornada reafirma ainda a luta pela democratização do acesso à terra, no fortalecimento da democracia e enfrentamento às desigualdades sociais.

OUÇA


17 de abril de 1996, Eldorado do Carajás, Pará. Duas tropas da Polícia Militar do Pará descarregam revólveres, metralhadoras e fuzis contra 1.500 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra que marchavam para Belém com o objetivo de reivindicar a desapropriação de terras para Reforma Agrária. O resultado da operação é o Massacre de Eldorados dos Carajás: 19 Sem Terra barbaramente assassinados no local e 2 morreram logo em seguida por conta dos ferimentos.

A melhor homenagem que se pode fazer a um/a lutador/a é seguir lutando. Por isso, a Via Campesina Internacional instituiu o 17 de abril como o Dia Internacional da Luta Camponesa. No Brasil, o decreto assinado pelo então presidente da República, FHC, tornou a data Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. E para nós, do MST, abril é mês de nossa Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária.

Em homenagem a todos/as os/as que tombaram na legítima luta pela terra nesses mais de 500 anos de concentração e espoliação, convidamos você para participar de nossa luta, que é também uma luta de toda a sociedade.


Vídeos

A Revolução Boliviana

A Revolução Boliviana

Oficina do Bloco Pisa Ligeiro chegando em Tumiritinga (MG)

Oficina do Bloco Pisa Ligeiro chegando em Tumiritinga (MG)

MST no Debate | Justiça para Antonio Tavares

MST no Debate | Justiça para Antonio Tavares

A defesa da Reforma Agrária nas Universidades

A defesa da Reforma Agrária nas Universidades

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária celebra os 40 anos do MST

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária celebra os 40 anos do MST

Balanço da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra de 2024

Balanço da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra de 2024


Fotos


Últimas notícias

Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio celebra 9 anos de luta, no PR

“Quem produz alimentos para a mesa dos trabalhadores somos nós!” afirmou Jéssica Follmann, da direção da comunidade

MST no RN realiza três ocupações nesta semana na Jornada de Lutas

As ocupações de áreas improdutivas foram realizadas na região metropolitana de Natal, em Macaíba e na região agreste do estado, nos municípios de Riachuelo e Ielmo Marinho

Qual é o Brasil que queremos construir?

O Coletivo Marmitas da Terra debateu o livro “A crise brasileira e o projeto popular para o Brasil” para estudar a questão

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agraria | 2023

Após um ano cheio de desafios políticos em 2022 e passada a quarentena produtiva, intensificada ao longo da pandemia, o MST realizou este ano uma positiva Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária Popular do MST de 2023

MST encena Massacre de Eldorado do Carajás e não ‘fakes de agressão policial’

Vídeo mostra peça Antígona na Amazônia, com encenação do Massacre de Eldorado do Carajás, produzida em parceria entre o MST e o grupo de teatro NTGent

MST em Pernambuco desocupa área da Embrapa e avança em negociações com o Governo

Em Nota, MST em Pernambuco aponta desdobramentos das negociações da Jornada de Lutas no estado

+ NOTÍCIAS


Para baixar

No downloads found!