Syngenta colhe transgênicos em área interditada pela Justiça

Por Miguel Portela
Fonte Gazeta do Povo Online

Funcionários da Syngenta Seeds iniciaram na sexta-feira (19/05) a colheita de 12 hectares de soja e de 1 hectare de milho transgênico no campo experimental da multinacional em Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná. A área está ocupada desde 14 de março por aproximadamente 800 integrantes da Via Campesina. A colheita dos grãos foi autorizada pelo Instituto Nacional de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que enviou os produtos para o armazenamento na Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec).

A colheita atende a uma reivindicação da Via Campesina. A medida foi decidida em comum acordo entre os representantes do Ibama, Via Campesina e Syngenta. O chefe do escritório regional do Ibama, Walter Gonçalves Santos Filho, informou que toda a produção transgênica vai permanecer armazenada na Coodetec, eleita fiel depositária, até a Justiça Federal decidir o destino das sementes. De acordo com Gonçalves, a área permanece interditada em razão do plantio e da pesquisa de organismos geneticamente modificados no campo experimental da empresa, que fica dentro da faixa de 10 quilômetros em torno do Parque Nacional do Iguaçu, perímetro onde a lei impede o plantio de transgênicos. A multinacional recebeu do Ibama uma multa de R$ 1 milhão, que está sendo contestada pela empresa.

A Via Campesina reivindica a desapropriação do campo experimental, que tem 123 hectares, para abrigar um laboratório de sementes crioulas. Além da Syngenta, o Ibama embargou mais de 20 propriedades rurais por plantio de transgênicos próximo ao Parque Nacional.