A questão agrária no Brasil

Autor: João Pedro Stedile

“Como antigo militante da reforma agrária e do movimento camponês, e até por ser filho de imigrantes camponeses da Itália, seria impossível para mim adotar uma postura neutra, descrevendo apenas a realidade do campo e as posições das diversas forças sociais e políticas que atuam nessa realidade; este texto reflete, portanto, o meu compromisso com a reforma agrária.
O livro está dividido em três partes, distintas, mas complementares. A primeira apresenta uma breve introdução à história do problema agrário no Brasil, mostrando como surgiram as grandes propriedades, a legislação e as iniciativas do governo que permitiram isso. Essa parte mostra também a evolução do debate sobre a necessidade de reforma agrária no Brasil, especialmente a partir da década de 60.

A segunda parte, mais ampla, apresenta um retrato bastante completo da realidade agrária brasileira, mostrando os dados estatísticos sobre a situação da propriedade da terra, sua ocupação e utilização, e os assentamentos da reforma agrária que já foram realizados. Traz ainda as questões debatidas entre governo, proprietários e lideranças dos sem terra em torno da reforma agrária e seus critérios, e a posição da sociedade brasileira diante dela.

Na terceira parte do livro há uma reportagem sobre a experiência de um assentamento bem sucedido, feita pelo jornalista Carlos Stegemann e publicada pela revista Globo Rural em abril de 1996. Nessa reportagem estão descritas com detalhes as características da vida e da produção numa área reformada.

Os assentamentos existem em praticamente todas as regiões do Brasil e seria uma bela experiência visitá-los.”

Atual Editora
71 páginas
1997