Educação em Movimento, Formação de educadoras e educadores no MST

Autora: Roseli Salete Caldart

O MST acredita na educação e na escolarização do povo como uma das condições para chegar às transformações sociais necessárias em nosso país. Este livro trata de algumas ações e reflexões do MST no campo da educação escolar. Seu foco específico é a prática da formação de educadoras e educadores dos assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária, desenvolvida desde o próprio Movimento. O texto é produto de um trabalho de sistematização realizado sobre o Curso de Magistério do MST, prática de formação que é desenvolvida pelo Movimento desde 1990.

Embora discuta uma prática bastante particular, as reflexões aqui produzidas dizem respeito às preocupações mais atuais acerca da formação de educadoras e educadores, bem como da necessária e urgente produção de alternativas pedagógicas para escolas que se pretendam comprometidas com processos de transformação.

O livro busca interlocução nas diversas áreas do conhecimento, embora se inscreva nos estudos de pedagogia, e especialmente naqueles que têm privilegiado a relação entre Movimentos Sociais e Educação.

Editora Vozes
180 páginas