MST – Formação e territorialização

Autor: Bernardo Mançano Fernandes

Este livro aborda o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por meio dos processos de espacialização e territorialização da luta pela terra. Nele, o autor ensaia uma teoria para a compreensão dos movimentos sociais pelos geógrafos. Analisa o MST, sua diversidade, suas contradições, estratégias e táticas pelo olhar do geógrafo.

O caminho teórico deste livro vai além da espacialidade diferencial. Busca, no entendimento da luta, sua dimensão espacial. Móvel, movente, flexível, assim é a luta travada pelos Sem Terra. Por isso, trabalha com a noção de espacialização da luta. Os acampamentos, as caminhadas, as ocupações de terras são processos que fazem a luta mover-se pelo território apropriado privadamente pelos proprietários de terras e ou pelos capitalistas. É como se os Sem Terra não estivessem em lugar nenhum e ao mesmo tempo estivessem em todos os lugares, onde há a necessidade de erguer uma bandeira do Movimento. São homens, mulheres e crianças que fizeram da opção pela terra uma luta
cotidiana sem fim. Por isso eles brotam por todos os cantos cantando seus hinos de guerra. A sua luta espacializou-se, espacializando com ela a luta pela cidadania.

Editora Hucitec
285 páginas
1999