Campanha luta por redução nas tarifas de energia elétrica

De 1995 a 2002, a tarifa de energia elétrica residencial aumentou mais de 180%, enquanto o IPC (índice que mede a inflação), teve um crescimento de 58%. Para denunciar os abusos que estão sendo cometidos na cobrança destas tarifas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), junto com outras organizações e movimentos sociais promove a Campanha contra os altos preços de Energia Elétrica.

O povo brasileiro paga uma das maiores tarifas de energia do mundo. Para se ter uma idéia, no país se paga o dobro do que nos Estados Unidos. Somente nos últimos 10 anos, as contas sofreram um aumento de 400%. Isso explica o lucro de 90 bilhões de reais que as empresas do setor elétrico tiveram em 2005. “A partir da privatização das companhias estatais, os preços dispararam e quem paga a conta por esta política é a população”, afirma Gilberto Cervinski, integrante da coordenação do MAB.

Uma decisão da Justiça Federal determina que quem consome até 200 kilowatts por mês, tem direito à chamada Tarifa Social, resultando em um desconto de até 65% na conta de energia elétrica. Em São Paulo e no Paraná, devido à ações da sociedade civil, a determinação já está sendo cumprida. Nos outros estados, por falta de informação da população, a lei não está sendo aplicada.

A Campanha tem como propostas que seja cumprida, de imediato, a decisão da Justiça Federal; que as famílias de baixa renda tenham direito à consumir gratuitamente 100kw por mês; melhorias nos serviços de energia; e que a prioridade de energia elétrica seja para o povo e não para as grandes empresas.

Com o objetivo de chamar a atenção para este problema, assembléias e marchas estão sendo organizadas em diversos estados.

Para ter mais informações sobre a campanha e de como participar, acesse: http://www.mabnacional.org.br