População protesta contra aumento de tarifa em SP

Com informações do CMI

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade São Paulo presenciou manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus. Aos gritos de “transporte tem que ser público”, aproximadamente 800 pessoas participaram de uma passeata na sexta-feira (24/11), organizada pela Frente de Luta Contra o Aumento. Elas questionaram o aumento de 15%, previsto para entrar em vigor na próxima semana, e também reivindicaram o passe-livre no transporte público.

O percurso do ato foi decidido em assembléias organizadas ao longo da manifestação, que passou pelo Vale do Anhangabaú, pela prefeitura, pela Praça do Correio e pelo Terminal Parque Dom Pedro II. No terminal foram feitos bloqueios para abrir as portas traseiras dos ônibus para usuários e usuárias entrarem sem pagar.

A manifestação, que terminou às 20h00, foi duramente reprimida pela Força Tática da Polícia Militar. Os policiais cercaram o terminal de ônibus e jogaram bombas de gás lacrimogêneo na população. Muitos foram espancados e tiveram que ser levados ao hospital. Dois estudantes foram presos.

A passagem, que hoje custa R$2,00, deve subir para R$2,30 amanhã.