MST e Ceagro pedem ajuda para recuperar patrimônio destruído

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e o Ceagro (Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia), de Cantagalo estão pedindo ajuda para recuperar o alojamento e os bens destruídos por um incêndio no último dia 31.

O local também era residência de Altemar Mendes Freitas, responsável pela administração do Ceagro. Ele e mais cinco pessoas estavam na parte externa do alojamento quando o incêndio começou. “Acreditamos que foi problema na instalação elétrica. O fogo começou em cima, depois as tomadas começaram a derreter e em seguida os colchões pegaram fogo”, contou ele. “A fumaça era pesada e com isso não conseguimos tirar nada de dentro”, completou.

Altemar e a família estão morando com vizinhos no momento. Toda a parte de madeira, móveis, roupas e documentos pessoais de duas pessoas que estavam alojadas no local foram destruídos. “Ainda não decidimos o que fazer. Nem no caso do alojamento também, que era bastante usado, vamos nos reunir hoje ou amanhã para discutir isso”, informou.

O incêndio foi atendido inicialmente pela Rodovia das Cataratas, que enviou o caminhão tanque. Na seqüência chegou o Corpo de Bombeiros de Guarapuava. “Infelizmente nada pôde ser salvo, mas acho que o trabalho do corpo de bombeiros foi importante”, disse Altemar.

Foram destruídas camas, roupeiros, máquina fotográfica digital, tripé para filmadora, aparelho de MD player, rádios CD’s, violões, televisor DVD player, mesa, cadeiras, roupas, cobertores, lençóis, travesseiro, calçados, panelas, pratos, talheres, chuveiros, pias e vasos sanitários.”Estamos tentando nos organizar dentro das condições, estamos totalmente traumatizados e tristes pela destruição de mais de 20 anos de história do nosso Movimento”, acrescentou.

do Correio Povo do Paraná