Número de empregos com carteira assinada tem queda em 2006

Por Márcia Correia
Agência Notícias do Planalto

O número de empregos com carteira assinada no Brasil teve queda significativa em 2006. É o que mostra um levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado na última quarta-feira, dia 07. No total, foram criados cerca de 1,2 milhão de empregos formais. O que representa uma queda de 2% com relação a 2005.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Edílson de Paula, acredita que a alta taxa de juros, utilizadas por bancos, é um dos principais fatores para o aumento do desemprego.

“Tem a questão da taxa de juros, em que o Banco Central, com essa política de não ter uma agilidade maior na diminuição do índice, faz com que alguns setores fiquem sem perspectiva de investimento. Nessa questão, a CUT está sempre se posicionando contra a política conservadora do Banco Central de não diminuir a taxa.”

Para o presidente da CUT, a sociedade e as centrais sindicais têm que cobrar mais rapidez do governo federal, porque não existe risco de a inflação subir com a redução das taxas e isso deve incentivar os investimentos das empresas, inclusive na geração de novos cargos.

Apesar da queda de mais de 20 mil empregos com carteira assinada em 2006, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, considerou o resultado do ano “razoável”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total de desempregados atinge quase 2,5 milhões de pessoas em todo o país.