PM age com violência contra acampados em Coqueiros do Sul

A Polícia Militar agiu com violência contra as famílias Sem Terra acampadas em Coqueiros do Sul, região Norte do Rio Grande do Sul. Balas de borracha e bombas de efeito moral foram atiradas contra os barracos de lona na manhã de hoje, dia 12. Os militares faziam a proteção da aplicação de veneno em uma lavoura na Fazenda Guerra.

Por volta das 8h da manhã, funcionários da fazenda começaram a aplicar veneno na lavoura, que fica ao lado do acampamento do MST na região. Descumprindo acordo que já havia sido feito, os funcionários começaram a passar veneno perto da fonte de água que abastece o acampamento.

A Brigada Militar, que protegia a ação do fazendeiro, entrou no acampamento do MST, atirando bombas e balas de borracha. Barracos foram destruídos e alguns acampados tiveram roupas e documentos queimados. Foi atingida até mesmo uma cozinha comunitária, onde crianças almoçavam por volta do meio-dia.

O MST possui dois acampamentos na região de Coqueiros do Sul, sendo que este, que abriga cerca de 150 famílias, fica na divisa com a Fazenda Guerra, um latifúndio de nove mil hectares.