Ato durante abertura do Pan 2007 nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 13 de julho, às 11h, em frente à Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, será realizado um Ato durante abertura dos Jogos Pan-Americanos 2007 organizado por entidades sindicais, movimentos populares, ONGs e mandatos populares.

A proposta é sensibilizar a opinião pública nacional e internacional contra a violência policial, a criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, contra as reformas que retiram os direitos dos trabalhadores, contra as remoções e despejos, entre outros, cujas ações vêm sendo aceleradas por causa da realização do Pan.

Caravanas virão de vários estados do Brasil: Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Santa Catarina, Pará, Rondônia, entre outros. Os órgãos responsáveis pela administração da cidade e do Pan 2007 – Polícia Militar, a CET-Rio, Guarda Municipal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) – já foram comunicados sobre a realização do evento.

Nota Pública

Nota pública das entidades e movimentos do Ato nacional do dia 13 de julho

As entidades e movimentos sociais que estão organizando o Ato Nacional do dia 13 de julho repudiam o modo como os governos e a grande mídia se posicionam na tentativa de criminalizar nossa mobilização. Essa tática ficou evidente nas noticias vinculadas nos últimos dias.

Queremos reafirmar os objetivos do nosso ato que estão sendo distorcidos nos veículos de comunicação. A nossa manifestação faz parte de um calendário unificado nacional de lutas contra o modelo econômico e as Reformas que retiram direitos dos trabalhadores e da juventude; contra a política de segurança pública que criminaliza os pobres como na
mega-operação no Complexo do Alemão; e pelo fim das remoções e despejos, em defesa das Reformas Agrárias e Urbanas.

Saudamos os atletas e desportistas que participam dos Jogos Pan-americanos 2007 no Rio de Janeiro. Não só estamos solidários, mas também nos colocamos ao lado destas delegações. No entanto, questionamos os gastos de cerca de 5 bilhões de reais, sem transparência, para a realização do evento. Esses recursos poderiam financiar mais de 150 mil casas populares, ou serem investidos em saúde e educação.

Por isso, realizaremos um ato político pacífico, nesta sexta feira, 13 de julho, com concentração a partir das 11 horas, em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura do Rio de Janeiro.

ANDES-SN/RJ
Central de Movimentos Populares (CMP)
CONLUTAS
CONSELHO POPULAR
Fórum Estadual de Luta pela Reforma Urbana (FELRU)
INTERSINDICAL
JUSTIÇA GLOBAL
Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM)
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC)
Rede Contra a Violência

Agende-se
Ato durante a abertura do Pan 2007
Data: 13 de julho (sexta)
Horário: 11h da manhã
Local: Em frente à sede da Prefeitura do Rio
Av. Presidente Vargas (Cidade Nova – Centro)