Entre dez maiores usinas de álcool no país, quatro tem capital estrangeiro

Carla Cobalchini,
do Paraná

A corrida pelo agrocombustível já começou, grandes corporações já adquirem usinas brasileiras. Das dez maiores empresas do setor de açúcar e álcool no Brasil, quatro já possuem participação de capital estrangeiro: LDC Bioenergia, Cosan, Bonfim e Guarani. Já no ano passado, a Cargill havia comprado a Cevasa – Central Energética Vale do Sapucaí Ltda., usina localizada na região de Ribeirão Preto (SP). Por ano, a Cevasa possui capacidade de processamento de 1,4 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, representando cerca de 125 milhões de litros de álcool.

Os combustíveis de origem vegetal são conhecidos há séculos. Há muito já se sabia que dentro do grão existe um óleo que é a concentração da energia solar e que o açúcar pode ser convertido em energia. Mas só agora, com a elevação dos preços do petróleo, se viabilizou a produção em escala dessa energia de origem agrícola. O agronegócio quer produzir essa nova mercadoria, e até a denominam de commodity energética.

João Pedro Stedile, Coordenador Nacional do MST, diz que “os combustíveis de origem vegetal são bons, são até melhores do que o petróleo, o que nós temos que discutir na sociedade é a forma de produzi-los”. Ele afirma que se o combustível vegetal for produzido no modelo do agronegócio, certamente irá trazer ainda mais problemas para o meio ambiente, fortalecerá a expulsão da mão-de-obra, e a monocultura será implantada numa área bem maior, principalmente se as previsões de dobrar a área de cultivo de cana no Brasil se confirmarem.

João Pedro acredita que essa nova expansão da monocultura trará a destruição da biodiversidade e com ela o aquecimento do clima e outras conseqüências climáticas para toda a população. Assim, o agrocombustível deixará de ser uma solução para a sociedade, será apenas uma solução para os proprietários de carros dos EUA, porque eles têm uma gasolina cada vez mais cara e querem usar o álcool como uma alternativa para o seu consumismo.