Famílias reocupam Fazenda Belém, em São Paulo

Cerca de 100 famílias Sem Terra, que compõe a comunidade Che Guevara ocuparam, na manhã de hoje, 13, pela segunda vez a fazenda Belém, no município de Franco da Rocha, Grande São Paulo. As famílias querem que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) destine a área para fins de Reforma Agrária.

De acordo com as famílias, a fazenda que tem aproximadamente 200 hectares é improdutiva e não cumpre a função social, que a Constituição brasileira lhe designa, assim como outros vários na região que estão sendo subtilizados afins de especulação imobiliária. A área está abandonada, à espera de valorização.

A primeira ocupação da área aconteceu em 14 de abril deste ano. Apesar de a fazenda ser
comprovadamente improdutiva, o acampamento sofreu ameaças de despejo e foi provisoriamente transferido.

O MST reivindica que o Incra realize vistoria em todos esses latifúndios e desmascare o absurdo da concentração fundiária e das desastrosas conseqüências que o agronegócio traz para os trabalhadores.

NOTA DAS FAMÍLIAS DO MST

PORQUE ESTAMOS EM LUTA

Pela Vida, contra o agronegócio!

Há 507 anos somos explorados pela monocultura, o latifúndio e o trabalho escravo. O discurso modernizador do agronegócio não altera em nada essa estrutura de exploração no campo. Basta olhar para nossa região e deparar-se com a monocultura do eucalipto em enormes extensões de terra utilizando trabalho altamente precarizado.

Queremos a Reforma Agrária como política pública de um país soberano, que viabiliza trabalho e dignidade para seu povo. Queremos realizar a Reforma Agrária que protege e recupera a natureza, gera alimentos saudáveis e garante o futuro de nossas famílias.

O que está em jogo, não é o interesse desse ou daquele grupo. O que está em jogo é o futuro de todos nós.

Não à exploração direta e indireta do campo brasileiro pelo latifúndio e transnacionais! O povo cansou de esperar, esquecidos nas favelas e periferia das grandes cidades!

Exigimos vistoria imediata nas fazendas da região metropolitana de São Paulo!

Reforma Agrária: por Justiça Social p Soberania Popular!