Documentário resgata história da primeira ocupação de terra no RS

O documentário “Sarandi” [clique aqui e veja o trailler], dos diretores Carlos Carmo e Ayrton Centeno, é uma rememoração da ocupação de terra ocorrida no dia 7 de setembro de 1979, quando um grupo de 185 famílias Sem Terra ocupou as granjas Macali (1.630 hectares) e Brilhante (1.433 hectares), duas fatias de um imenso latifúndio, a Fazenda Sarandi, no Norte gaúcho. O documentário é baseado em uma película de 30 minutos gravada em super-8 naquele ano, e que nunca fora exibido, o “Fazenda Sarandi”.

A ocupação da Fazenda Sarandi foi a primeira ocupação de terra no Rio Grande do Sul, realizada ainda durante a Ditadura Militar, antes mesmo do surgimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que só veio a surgir em 1984.

O documentário “Sarandi” explica de onde vieram as famílias que participaram da ação e a razão dessa ocupação, mostrando como está hoje o assentamento e a produção dessas famílias. “Mas mais do que isso, mostra a relação das pessoas com a terra e o entendimento que elas têm da importância da ocupação e de como é possível gerar renda através da agricultura familiar”, afirma um dos diretores Carlos Carmo.

Para Carmo “é preciso entender também a conseqüência dessa ocupação para toda aquela região”. Ele afirma que a idéia do documentário é contar a história de coragem daquelas famílias, que mesmo após 28 anos, continuam representando muito para a história dos trabalhadores Sem Terra. “Esse ato de coragem ainda é muito importante para as pessoas e para as famílias envolvidas”, diz.

Para fazer o trabalho, os diretores exibiram o documentário de “Fazenda Sarandi” de 1979 para os assentados remanescentes da ocupação, que ficam nos assentamentos Brilhante e Macali I e II. “A sessão serviu de base para a produção do documentário que fizemos agora”, afirmou Carmo. “Foi uma emoção só”, disse.

O documentário “Sarandi” tem 24 minutos. É uma produção da Casanova Filmes e tem apoio do Apoio NEAD – Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural/MDA. A previsão é lançar o documentário por volta do dia 7 de setembro, data em que a ocupação completa 28 anos.

História

O filme de 1979, “Fazenda Sarandi” – filmado em super-8, montado, mas nunca exibido – é, provavelmente, o mais antigo documento em filme sobre a ocupação. Ele conta a história da ocupação da Fazenda Sarandi, no Rio Grande do Sul. O episódio ajudou a estimular, com sua audácia, a resistência de outro acampamento, bem mais conhecido, o de Encruzilhada Natalino, na mesma região. Um dos principais personagens do documentário original, que organizou a ocupação é o João Pedro Stedile, que na época era um técnico da Emater.

Trailler do Documentário
Documentário “Sarandi”