Estudantes discutem projeto para juventude do campo e da cidade

Um projeto político de atuação que una a juventude do campo e da cidade. Esse foi o eixo principal do debate realizado pelos estudantes da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab). A discussão foi feita durante seminário realizado na 6° Jornada de Agroecologia, em Casacavel (PR).

Tanto no campo, quanto na cidade, a juventude enfrenta dificuldades de organização. Segundo Cristiane Coradin, representante da Feab o seminário “surge da necessidade de refletir como temos trabalhado dentro de nossas organizações a formação e a organização da nossa juventude”.

A violência foi um dos assuntos discutidos durante o seminário, uma vez que, nas periferias urbanas, o jovem é o principal alvo da violência e do tráfico. Isso sem falar do desemprego que acomete grande parte da juventude atualmente. No campo, a investida cada vez mais forte do agronegócio precariza as relações de trabalho e contribuir para diminuir os postos de trabalho, levando os jovens cada dia mais, a procurar uma “nova vida” nas cidades.

Questionamentos de como contribuir, colaborar e de que forma o sistema capitalista trabalha valores que internalizados pela juventude promovem o comodismo; como quebrar os valores de consumismo, alienação, mercantilização, individualismo. Como trabalhar outros valores e práticas: solidariedade, estudo, também deram o tom o debate.