Grupo armado faz despejo ilegal no município de Palmeirante

Um grupo fortemente armado, composto por fazendeiros e policiais, despejou com truculência e sem mandado judicial, 30 famílias, no município de Palmeirante. Eles derrubaram os barracos com machado e portavam seis pistolas 765 e um revólver 38. Na ocasião, 11 de julho, 15 Crianças e quatro mulheres estavam presentes no acampamento Bom Jesus (fazenda Recreio), situado em terras da União.

Segundo informações do trabalhador rural Gean Antonio da Silva, às 10 horas da manhã, o grupo liderado pelos fazendeiros Paulo Freitas e “Pedão”, residentes na cidade de Araguaína, sendo o último dono do Hotel Serra Negra, chegaram acompanhados de quatro policiais militares e um policial civil. Gean identificou um dos policiais, conhecido por Sousa, que é da cidade de Palmeirante.

Após destruírem o acampamento, conduziram, em um Toyota, mulheres e crianças para outra parte da fazenda, a dois km de distância, à beira de um rio e ao relento. Ao transferirem as famílias sem mandado judicial, ameaçaram-nas dando um prazo para se retirarem da propriedade até o dia seguinte, bem cedo. Uma das pessoas do grupo armado declarou: “volto amanhã cedo e se encontrar pessoas nesse local não vou respeitar nem criança e ninguém, vou bater em todo mundo” e outro acrescentou: “não existe autoridade nenhuma que nos impedirá de tirar vocês daqui, pois a terra tem dono”.

Os casos de violência provocados contra as famílias do acampamento Bom Jesus vêm acontecendo há algum tempo. No dia 12 de Junho, o trabalhador rural Edimilson Marçal registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Palmeirante-TO, registrando a presença de pessoas estranhas nas proximidades do acampamento, que deram vários tiros a fim de intimidar as famílias acampadas.

Em 18 de Junho, foi levado ao conhecimento do Dr. Gercino José da Silva Filho, da Ouvidoria Agrária do Incra de Brasília-DF; e do Capitão Limeira, do Comando da Polícia Militar de Colinas-TO, denúncias de ameaças, intimidações e violência praticadas por Policiais Militares do município de Palmeirante-TO, contra os trabalhadores rurais Edmilson Marçal, Gean Antonio da Silva e José Nilton. Tais fatos não foram apurados e em menos de um mês voltaram-se a repetir as agressões. A violência foi praticada por um policial conhecido por “Coelho”, de Palmeirante-TO, que bateu no trabalhador José Nilton com um facão.

Fonte: Comissão Pastoral da Terra