No Pará, Sem Terra põem no ar mais uma rádio comunitária

No dia 8 de julho foi ao ar mais uma rádio comunitária. É a rádio Comunitária Camponesa Palmares FM que fica no assentamento Palmares II no município de Parauapebas/Pará. O raio de transmissão da rádio atinge o assentamento e parte da cidade de Parauapebas levando a boa música e muita informação a seus ouvintes.

Antes de ir ao ar, foi realizada uma oficina de comunicação popular para um coletivo de militantes onde foi discutido o caráter e os objetivos da rádio. Com um quadro de comunicadores formados principalmente pela juventude do assentamento, a Palmares FM não fará apenas programas de estúdio, mas também atuará na mobilização e articulação dos diversos movimentos sociais da região.

Entre os temas que pretendem ser debatido no próximo período está reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. A rádio também pretende estimular a organização dos trabalhadores do campo e da cidade, estimulando a articulação e o fortalecimento da Consulta Popular e da Via Campesina e a campanha pela redução da tarifa de energia.

O evento de lançamento foi marcado por um grande ato político-cultural em frente à rádio com apresentação de capoeira, quadrilhas juninas, grupos de pagode, gincanas e finalizando a atividade com a apresentação do filme “Uma onda no ar, Rádio Favela” e sendo tudo retransmitido pela programação da rádio.

“Sabemos que, com este instrumento de comunicação fortaleceremos mais a luta da classe trabalhadora pela democratização da comunicação e na construção do projeto popular para o Brasil”, declara Carlinho, do setor de Comunicação MST Pará.