Famílias da Ocupação Manoel Congo exibem filme sobre Milton Santos

Dando prosseguimento às atividades da Ocupação Manoel Congo, os militantes do movimento de luta pela moradia, no Rio de Janeiro, vão exibir hoje o filme “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá”. A exibição conta com o apoio do cineasta Silvio Tendler, diretor do filme.

A exibição acontece depois que o oficial de Justiça reconheceu que a execução de reintegração de posse está cheia de irregularidades e adiou o processo de despejo. A reintegração foi iniciada sem que os demais órgãos do governo do estado fossem informados. Na ocupação, o oficial conversou rapidamente com lideranças do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e com a Dra. Maria Lúcia Pontes, Defensora Pública.

Após dois dias de ocupação, os pedidos pelo não despejo das famílias, encaminhadas tanto pelo Instituto de Terras e Cartografias do Rio de Janeiro (ITERJ) tanto pelo Ministério das Cidades ao Poder Judiciário foram simplesmente desconsideradas pelo Exmo Sr. Juiz da 47 a Vara Cível, Dr Sérgio Seabra Varella. O juiz recusou-se a abrir um canal de negociação com o governo e insistiu para que a desocupação fosse efetivada em caráter imediato.

Para os movimentos que participam da ocupação, mais uma vez ficou comprovado o papel ilibado do Poder Judiciário, na defesa dos interesses do capital especulativo, ignorando os princípios constitucionais da Função Social da propriedade privada e da Cidade, além do Direito Humano à moradia digna.

No final da tarde de ontem, dia 4, os advogados dos ocupantes conseguiram negociar, diretamente com o proprietário do prédio, a permanência da ocupação até segunda-feira, dia 8. Durante esse tempo a vigília permanece.

Os movimentos sociais esperam usar esse tempo para tentar sensibilizar o poder público a assumir um papel mais ativo nas negociações e permitir que a Ocupação Manoel Congo se converta numa realidade exemplar, de garantia do direito à moradia e de geração de renda para as famílias que lá se encontram, além de um centro de produção cultural popular para a Cidade.

Exibição

A exibição do filme “Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá”, do cineasta Silvio Tendler, será hoje, dia 5, às 19h30, no Cine Vitória – Ocupação Manoel Congo, rua Senador Dantas, 45, Centro do Rio de Janeiro.