Madeireiros invadem aldeia e matam indígena no Maranhão

Vinícius Mansur,
da Radioagencia NP

Um grupo de aproximadamente quinze homens armados invadiu a comunidade indígena Lagoa Comprida, no Maranhão, e matou Tomé Guajajara, de 60 anos. Na ação, que aconteceu na última semana, outras duas pessoas foram baleadas, mas foram atendidas e não correm risco de morte.

De acordo com o chefe de posto da Fundação Nacional do Índio (Funai), os invasores chegaram atirando e colocaram os indígenas em um campo de futebol, ameaçando-os com tiros para o alto.

Há também a informação de que dois dos invasores teriam sido baleados e que um veio a óbito, mas o fato ainda não foi confirmado.

O conflito com os madeireiros na terra indígena Araribóia é antigo e se estende desde a década de 80. Este último confronto foi uma represália dos madeireiros, que no início do mês de setembro, tiveram um caminhão que transitava dentro da terra indígena apreendido. Os donos do caminhão ofereceram mil reais para recuperar o veículo, mas os índios se recusaram a negociar.

A comunidade indígena reclama da postura da Funai que, mesmo sabendo da apreensão e do risco de conflito há um mês, não tomou nenhuma providência.