MTD negocia frentes de trabalho com prefeito de Canoas

Os cerca de 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) que ocuparam na manhã de quarta-feira, dia 24, a prefeitura municipal de Canoas, na região metropolitana, foram recebidos pelo prefeito Marcos Ronchetti (PSDB) no início da tarde. Foi programada uma nova reunião entre trabalhadores e prefeito no dia 20 de novembro, para tratar da criação da lei municipal de frentes emergenciais de trabalho.

Os trabalhadores querem que seja criada na cidade uma lei aos moldes da que já existe em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. As famílias desempregadas recebem cursos profissionalizantes, ajuda de custo para subsistência e matéria-prima para os grupos de produção e também máquinas e equipamentos. Atualmente em Canoas, existem 10 grupos de produção do MTD nos bairros de Estância Velha e Mathias Velho, que produzem e comercializam artesanato, alimentos, roupa e produtos de limpeza.

As famílias também reivindicam Pontos Populares de Trabalho (espaços físicos propícios para a produção coletiva, estudos, alimentação, creche para as crianças, espaço para lazer e esporte, com equipamentos e matérias-primas para a produção coletiva), cestas básicas; pontos de comercialização e passe-livre no transporte coletivo para os desempregados organizados.