Atos contra as transnacionais acontecem também na Paraíba

Movimentos sociais fazem manifestações em vários locais do estado da Paraíba. O objetivo é protestar contra o controle que as transnacionais estão exercendo sobre o território brasileiro e também repudiar as obras de transposição do São Francisco.

Cerca de 200 pessoas estão na Avenida Pedro II, outras 300 pessoas estão em Patos; a BR 230 também foi fechada por cerca de 500 pessoas. Os trabalhadores protestam contra a ação das transnacionais e suas conseqüências para o meio ambiente e para a vida das pessoas. Hoje as transnacionais alinhadas aos grandes latifundiários são os grandes exploradores dos trabalhadores e expropriam os recursos naturais que são do povo brasileiro.

A perversidade e a crueldade das empresas e a falta de punição dos culpados da violência também são pautas dessa jornada, que tem como mote “Syngenta Fora do Brasil” em virtude do assassinado do trabalhador rural Valmir da Mota Oliveira (Keno). Ele foi executado por uma milícia armada contratada pela transnacional suíça Syngenta Seeds, em Santa Tereza do Oeste, no Paraná, em 21 de outubro.