MNDH repudia ação do Ministério Público contra MST

O MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos) condenou a intenção do Ministério Público do Rio Grande do Sul de criminalizar lideranças do MST. Na semana passada, o MST denunciou a intenção do Ministério Público gaúcho de adotar novas estratégias para proibir qualquer deslocamento de trabalhadores Sem Terra, intervenção em escolas de assentamento, criminalização de lideranças e de integrantes e desativação de todos os acampamentos no Rio Grande do Sul.

O coordenador geral do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Gilson Cardoso, mostrou preocupação com o debate considerando que esse tipo de atitude pode se estender a outros movimentos. “Já não é mais a criminalização de uma pessoa, de uma liderança, de uma ação. No meu entendimento, isso é muito grave”, afirmou Cardoso.

Já o coordenador de formação do MNDH, Ricardo Barbosa, disse que o Ministério Público está agindo de maneira contrária à definida por lei, que é de proteção dos direitos constitucionais da população. “Esse tipo de ação assusta porque é o próprio Ministério Público, que tem uma função constitucional, diferente daquela que está exercendo neste caso. Ao invés de uma defesa intransigente e radical da democracia, a gente vê as forças de reação tentando criar um estado de exceção dentro do Estado democrático”, acrescentou.

(Com informações da Agência Brasil)