CPT exige reabertura de processo sobre acidente de trabalhadores rurais

Da Radioagência NP

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) está exigindo do Ministério Público a reabertura da investigação sobre o acidente que matou 14 trabalhadores rurais. O acidente aconteceu há quase um ano, na rodovia Fernão Dias, no sul de Minas Gerais. Os trabalhadores eram transportados sem nenhum equipamento de proteção na carroceria de um caminhão. O Departamento de Estradas e Rodagem, apesar de reconhecer as péssimas condições do caminhão, autorizou o uso do veículo para o transporte dos trabalhadores.

O acidente aconteceu durante o trajeto entre o município de Santo Antonio do Amparo até a fazenda de café Vargem Grande, de propriedade de José Ananias Coutinho, local onde eles trabalhavam. O Ministério Público arquivou o processo alegando a impossibilidade de provas em razão da morte do motorista, dono do caminhão. Para a CPT, o Departamento de Estadas e Rodagem e o fazendeiro José Ananias Coutinho devem ser responsabilizados como co-autores pelo o ocorrido.

Além dos mortos, mais 18 pessoas ficaram feridas. O veículo tinha vazamento de óleo no motor, pneus desgastados e a luz de freio queimada.