MST encerra três encontros realizados na cidade de Itamaraju

Do Teixeira News

Terminou no final da tarde deste sábado (13/6) no plenário da Câmara Municipal de Itamaraju, três encontros distintos organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os encontros envolvendo os setores de educação, produção e formação do MST foi aberto na última quinta-feira (11/6) na própria Câmara Municipal de Vereadores, com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, que entre outras coisas, veio fazer a entrega de um trator composto de todos os equipamentos agrícolas e um veículo Van, que não servir ao Assentamento Bela Vista, localizado no município de Itamaraju.

Neste mesmo assentamento, onde o secretário almoçou na quinta-feira, Assunção entregou ainda uma fecularia (casa de farinha equipada para atender os assentados).

Segundo Josenilza Figueiredo, a professora Zena, como é mais conhecida, o encontro foi bastante positivo no aspecto de apresentação das últimas ações dos três setores que formam o MST.

“Envolvidos diretamente no encontro, estiveram cerca de 450 pesssoas, entre educação, produção e formação. Os três encontros em um foram bastante proveitosos”, disse.

Já Maria Hélia de Jesus, a Mãezinha, assegurou a importância da organização dos integrantes do MST, citando que o diferencial é fundamental para o enfrentamento contra o capitalismo. “O município de Itamaraju é tradicionalmente agrícola e a reforma agrário é o plano de fundo neste processo. A realização dos nossos encontros tem como objetivos principais, as discussões em torno das nossas conquistas, mas também uma análise detalhada sobre nosso papel social, assegurou.

No encerramento dos encontros, Evanildo Costa, da coordenação estadual do MST e articulador das ações do movimento no município de Itamaraju, fez um balanço positivo do evento e assegurou que estes debates fazem parte da rotina de conscientização dos assentados. Evanildo Costa ressaltou ainda a importância dos bens recebidos do secretário Valmir Assunção, que também tem sua origem enraizada no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

“Ao longo dos anos estamos vencendo o capitalismo com perseverança e organização. Além dos encontros que aconteceram no mesmo ambiente, organizamos oficinas, debates e diálogos, sempre com o objetivo de mostrar para os companheiros do MST e da própria sociedade, que estamos no caminho certo. E a vinda do secretário Valmir Assunção para a abertura dos nossos encontros, serviu para abrilhantar os debates e evidenciou a sua identidade conosco do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Bahia”, disse Costa.

No final do evento ficou acertado que nos próximos meses deve acontecer um novo encontro regional do MST envolvendo todos os setores do movimento. Os encontros dos setores de educação, produção e formação, que terminou no final da tarde deste último sábado em Itamaraju, envolveu lideranças de praticamente todos os municípios do baixo extremo sul, desde Santa Cruz Cabrália a Mucuri.