Sem Terra realizam jornada de reocupação no interior de SP

Cerca de 100 famílias do MST voltaram a ocupar nesta quinta-feira (11/06) a fazenda Guassahy, na região do Vale do Paraíba (município de Taubaté), para denunciar a disputa pela destinação das terras entre a prefeitura local e grandes empresas como a Petrobrás e a Embraer. Os manifestantes exigem a destinação da área para a Reforma Agrária, visando a produção de alimentos saudáveis e a proteção do meio ambiente.

A área da fazenda é de 300 hectares e o histórico é de especulações voltadas aos interesses dos grandes grupos empresariais e políticos da região. A propriedade se encontra em situação de abandono e em total improdutividade, não cumprindo assim sua função social.

No município de Serrana (SP), cerca de 100 trabalhadores Sem Terra ocuparam ainda nesta quinta a fazenda Martinópolis. A fazenda possui um acúmulo de dívidas, que chega a ser maior do que o preço total da propriedade.

A área também não cumpre sua função social prevista por lei, por isso os integrantes do MST pedem a desapropriação do local para que famílias sejam assentadas. A área havia sido ocupada há duas semanas, no entanto, os trabalhadores rurais foram retirados pela Polícia Militar, devido a um pedido de reintegração de posse.

No município de Promissão, 200 famílias de trabalhadores do MST permanecem acampados desde o dia 6/6 na fazenda da família Junqueira. A Fazenda tem uma área total de 800 alqueires e possui suspeitas de ter sido penhorada pelo Banco do Brasil, devido às dívidas dos proprietários junto ao Governo Federal. Os trabalhadores do MST exigem que a área também seja destinada para a Reforma Agrária.