Nita Freire e deputados dão aula pública em Escola Itinerante

A educadora Nita Freire, viúva do pedagogo Paulo Freire, o Deputado Estadual Raul Pont e a presidente do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), Rejane de Oliveira, estarão presentes nesta tarde na aula pública das Escolas Itinerantes do MST, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS). Os convidados ministrarão aulas sobre o direito à educação e pela reabertura das escolas itinerantes, fechadas desde fevereiro pelo Ministério Público Estadual e pelo Governo do Estado.

A educadora Nita Freire, viúva do pedagogo Paulo Freire, o Deputado Estadual Raul Pont e a presidente do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), Rejane de Oliveira, estarão presentes nesta tarde na aula pública das Escolas Itinerantes do MST, em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS).

Os convidados ministrarão aulas sobre o direito à educação e pela reabertura das escolas itinerantes, fechadas desde fevereiro pelo Ministério Público Estadual e pelo Governo do Estado.

No interior, também ocorrem manifestações. Em São Gabriel, na Fronteira Oeste, crianças assentadas e acampadas irão realizar manifesto em frente ao Ministério Público Estadual (MPE).

No início do ano, governo estadual e o Ministério Público Estadual (MPE) assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que decidiram fechar, sem consultar os pais, as escolas itinerantes. Desde então, o governo estadual não cumpriu com o que foi firmado no TAC, que é garantir transporte público às crianças nos municípios em que há acampamentos. É o que ocorre hoje em São Gabriel, em que 400 crianças assentadas e acampadas estão sem estudar desde o início do ano.

O MST defende o direito de estudar das crianças do campo e as escolas itinerantes, que existem há 12 anos no RS e serviram de exemplo a outros estados. A escola itinerante é legal e cumpre normas do Conselho Estadual de Educação (Ceed), da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e da legislação das escolas no campo.

As manifestações fazem parte da Jornada de Lutas dos Sem Terrinhas que ocorre em todo país nesta semana.