Unidos da Lona Preta se prepara para ocupar as ruas

[img_assist|nid=9079|title=|desc=|link=none|align=left|width=640|height=451] Unidos da Lona Preta: quatro anos de resistência cultural Enquanto a indústria cultural se apropria das diversas manifestações existentes e se sobrepõe na perspectiva de desagregação, a cultura popular reúne os mais diversos elementos simbólicos, que compõem a vida e o imaginário do povo, e marcam a disputa contra a lógica do capital.

[img_assist|nid=9079|title=|desc=|link=none|align=left|width=640|height=451]

Unidos da Lona Preta: quatro anos de resistência cultural

Enquanto a indústria cultural se apropria das diversas manifestações existentes e se sobrepõe na perspectiva de desagregação, a cultura popular reúne os mais diversos elementos simbólicos, que compõem a vida e o imaginário do povo, e marcam a disputa contra a lógica do capital.

O MST é uma das expressões políticas atuais que vem construindo em sua trajetória histórica uma cultura própria. É a cultura da luta em movimento. Não só pela conquista da terra, mas, em geral, pela transformação da sociedade.

Com o processo de globalização do capital, no qual tudo é transformado em mercadoria, a indústria cultural comercializa a arte e a criatividade – individual e coletiva – esvaziando as manifestações populares e apropriando-se de expressões que são criadas pela cultura de resistência para dar à elas um conteúdo alienante.

E é exatamente contra esta lógica que o MST se posiciona na sociedade. Defender uma cultura que é própria da classe trabalhadora para que a criação artística não se transforme em espetáculo.

O Carnaval, por exemplo, é uma manifestação cultural originalmente popular, mas que ao longo dos anos foi apropriado pelo capital e transformado em grandes desfiles das escolas, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas fora da telinha da Globo, ainda existem milhares de blocos carnavalescos espalhados pelos quatro cantos do país, que fazem do carnaval de rua um processo de difusão da cultura popular.

Há quatro anos, na regional do MST na Grande São Paulo, surgiu o bloco carnavalesco Unidos da Lona Preta que reúne militantes em diversas atividades tendo como eixo, além da formação política, a capacitação na área musical. A experiência faz parte de um processo de afirmação política por meio da cultura e na organização da luta pela terra vinculada ao processo de construção de uma identidade coletiva com elementos culturais urbano e camponês.

Segundo João Campos, um dos coordenadores do bloco, o trabalho da Unidos da Lona Preta tem dois objetivos principais. O primeiro é entender o bloco como um instrumento de formação e mobilização da juventude e da militância em geral e o segundo desenvolver o diálogo com a sociedade por meio do carnaval de rua.

A construção desta experiência, com ações culturais nos assentamentos, acampamentos e comunidades urbanas, possibilitou a inserção de muitos militantes nas tarefas do movimento na regional. A maioria cumpre função política dentro dos setores, seja na cultura, comunicação, formação, entre outros.

Após a inauguração oficial do bloco em 2005, o trabalho ganhou uma dimensão estadual com o caráter de “Agitação e Propaganda”, e vem cumprindo importante função na luta contra o capital por meio da linguagem artística.

Desde 2006 o grupo vem realizando atividades durante o período de carnaval, vinculado às ocupações urbanas como é o caso da comuna urbana Dom Hélder Câmara, no município de Jandira, região metropolitana de São Paulo.

Esta e outras experiências que vem sendo construídas no MST a partir da cultura, provocam reflexões críticas sobre a forma mercadoria de conceber a arte.. O grande objetivo deste coletivo é fazer da música instrumento de contribuição na formação da consciência dos trabalhadores; o que é imprescindível neste momento histórico em que a cultura vem sendo destruída pela lógica do capital na forma do espetáculo.

Neste ano a Unidos sairá pelas ruas de Jandira fazendo sua batucada nesta sexta-feira (20). A concentração será na Comuna Urbana Dom Hélder Câmara.

Local: Rua Nicolau Maévski, nº 491 – Bairro Sol Nascente. Jandira.

Como chegar de trem:

Da estação Barra Funda do metrô – Trem sentido Itapevi (até estação Jandira)
Ao chegar no terminal rodoviário de Jandira, pegue o ônibus Sol Nascente.