Comissão debate Código Florestal nesta terça-feira

Da Agência Câmara A Comissão Especial do Código Florestal (PL 1876/99 e outros) marcou para esta terça-feira (15/06), às 9h, a votação do parecer do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A leitura do relatório foi concluída na última quarta-feira (09/06). Leia também Ministra do Meio Ambiente critica mudanças no Código Florestal PV, PSOL e MP criticam proposta de alterações no Código Florestal


Da Agência Câmara

A Comissão Especial do Código Florestal (PL 1876/99 e outros) marcou para esta terça-feira (15/06), às 9h, a votação do parecer do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A leitura do relatório foi concluída na última quarta-feira (09/06).

Leia também
Ministra do Meio Ambiente critica mudanças no Código Florestal
PV, PSOL e MP criticam proposta de alterações no Código Florestal

Alguns parlamentares já anunciaram que vão pedir vista do relatório, o que adiará a votação. Na semana passada, PV, Psol e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União divulgaram notas técnicas na quais criticam o parecer de Aldo Rebelo. A avaliação dos dois partidos e da entidade é que o texto representa um retrocesso na proteção ambiental.

O presidente da comissão especial, deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), acredita, no entanto, que o texto poderá ser votado na comissão até dia 23 de junho, ainda a tempo, portanto, de ser analisado pelo Plenário da Câmara neste semestre.

O texto apresentado por Aldo Rebelo atribui mais autonomia aos estados para legislar sobre meio ambiente, retira a obrigatoriedade de reserva legal para pequenas propriedades e prevê que as áreas atualmente em uso para produção rural serão consideradas espaço consolidado da atividade agrícola.