Leia o Jornal Sem Terrinha, o jornal das crianças do MST

Da Página do MST Uma das grandes bandeiras de luta do MST, desde os seus anos iniciais, sempre foi a educação em suas várias dimensões. Logo que o Movimento surge na década de 80, surge também a discussão em torno da escola, a princípio como uma necessidade de se garantir a educação como um direito fundamental das crianças. Isso porque uma das características principais do Movimento é a participação de toda a família na luta. Assim, a participação e a formação das crianças Sem Terrinha são uma constante na vida do MST.


Da Página do MST

Uma das grandes bandeiras de luta do MST, desde os seus anos iniciais, sempre foi a educação em suas várias dimensões. Logo que o Movimento surge na década de 80, surge também a discussão em torno da escola, a princípio como uma necessidade de se garantir a educação como um direito fundamental das crianças.

Isso porque uma das características principais do Movimento é a participação de toda a família na luta. Assim, a participação e a formação das crianças Sem Terrinha são uma constante na vida do MST.

Em 2007, foi realizado um Seminário Nacional que tinha como tema: “Qual o lugar da infância no MST?”. Vários setores do Movimento participaram das discussões, reafirmando a concepção que o lugar da infância do MST é o próprio Movimento.

Após o seminário houve um momento de organização da Frente da Infância, que buscou envolver todos os setores do Movimento. Fruto desse desafio de ampliação das responsabilidades com a criança para o todo do MST foi a Escola Itinerante Paulo Freire que envolveu o conjunto do Movimento já na sua construção.

A Escola Itinerante Paulo Freire ocorreu durante o 5º Congresso Nacional do MST, em junho de 2007. No Encontro havia, aproximadamente, 18 mil pessoas e, na Escola, cerca de mil crianças e 300 educadores.

Desse processo, surgiu o Jornal Sem Terrinha, um encarte do Jornal Sem Terra, em quatro páginas, dirigido para o conjunto do Movimento, em especial às crianças. O primeiro número circulou em outubro de 2007. Desta data em diante, em toda edição do JST há também o encarte dos Sem Terrinha, discutido e elaborado conjuntamente, pelos Sem Terra e Sem Terrinha do MST.

Jornal Sem Terrinha, a voz e a cara das crianças.

[img_assist|nid=10510|title=|desc=|link=url|url=http://www.mst.org.br/Assine-as-publicacoes-do-MST|align=right|width=640|height=82]

Abaixo, faça o download das últimas edições em PDF do Jornal Sem Terrinha.

Edição 27

Edição 26

Edição 25

Edição 24

Edição 23

Edição 22

Edição 21

Edição 20

Edição 19

Edição 18

Edição 17

Edição 16

Edição 15

Edição 14

Edição 13

Edição 11

Edição 10

Edição 9

Edição 8

Edição 7

Edição 6

Edição 5

Edição 4

Edição 3

Edição 2

Edição 1