MST promove encontros de crianças Sem Terrinha no Paraná

Da Página do MST Mais de 4.000 crianças de acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária do Paraná participam de encontros Sem Terrinha, em varias regiões do estado, entre dia 8 e 15 de outubro. Os encontros, que tem como o lema “Sem Terrinha: Por escola, terra e dignidade!”, acontecem todos os anos e integram a Jornada Nacional dos Sem Terrinha. Essas atividades comemoram o Dia da Criança, reafirmando a identidade de luta dos Sem Terrinha pelo direito a educação do campo e a Reforma Agrária.


Da Página do MST

Mais de 4.000 crianças de acampamentos e assentamentos de Reforma Agrária do Paraná participam de encontros Sem Terrinha, em varias regiões do estado, entre dia 8 e 15 de outubro.

Os encontros, que tem como o lema “Sem Terrinha: Por escola, terra e dignidade!”, acontecem todos os anos e integram a Jornada Nacional dos Sem Terrinha.

Essas atividades comemoram o Dia da Criança, reafirmando a identidade de luta dos Sem Terrinha pelo direito a educação do campo e a Reforma Agrária.

Diversas atividades serão realizadas, como rodas de diálogos e estudos sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, atividades comemorativas do Dia da Criança, combinando brincadeiras, oficinas pedagógicas de música, dança, artesanato, construção de brinquedos alternativos, entre outros.

Em alguns locais, serão realizadas marchas, mobilizações, negociações e atos públicos nos municípios, nas prefeituras e secretarias de educação para pautar a construção e abertura de escolas nos assentamentos e acampamentos.

Segundo Alessandro Santos Mariano, do setor de educação do MST, o direito à educação do campo não está garantido à população dos acampamentos e assentamentos.

Dos 300 assentamentos do Paraná, apenas 90 possuem escolas, sendo que a maioria atende apenas entre 1ª a 4ª série.

“Grande parte dos estudantes, para frequentar a escola, andam longas distância de ônibus, muitas vezes em situação precária, tanto de transporte escolar como das estradas”, afirma Mariano.

Abaixo segue o calendário dos encontros que ocorreram nas diversas regiões do Paraná.