300 crianças participam do encontro Sem Terrinha em SC

Da Agência Contestado de Notícias Populares Entre os dias 7 e 8, aconteceu o 5º Encontro Estadual dos Sem Terrinha, nas cidades de Fraiburgo, Lebon Régis e Caçador, em Santa Catarina. Com a presença de mais 300 crianças e adolescentes, filhos e filhas de acampados e assentados do MST, que estão organizados na Brigada Contestado, que reúne assentamentos e acampamentos dos municípios de Campos Novos, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério e Lebon Régis.


Da Agência Contestado
de Notícias Populares

Entre os dias 7 e 8, aconteceu o 5º Encontro Estadual dos Sem Terrinha, nas cidades de Fraiburgo, Lebon Régis e Caçador, em Santa Catarina.

Com a presença de mais 300 crianças e adolescentes, filhos e filhas de acampados e assentados do MST, que estão organizados na Brigada Contestado, que reúne assentamentos e acampamentos dos municípios de Campos Novos, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério e Lebon Régis.

O encontro também teve a presença de 50 crianças e adolescentes de comunidades pobres e morros da grande Florianópolis, que estão organizados em Centros Sociais Populares, ligados a Igreja Católica e a teologia da libertação.

Estes encontros acontecem em vários estados do Brasil durante o mês de outubro de cada ano, em Santa Catarina, além do encontro das crianças e adolescentes da Brigada Contestado, outro pólo de atividade foi à regional de Passos Maia, que reuniu mais de 500 estudantes das escolas em assentamento e acampamento de várias cidades do extremo oeste de Santa Catariana.

Os principais objetivos do 5º Encontro dos Sem Terrinha foram: realizar uma grande festa de socialização de experiências culturais das crianças camponesas; valorizar a organização das crianças nos acampamentos e assentamentos coordenados pelo MST; fortalecer a identidade camponesa e sem terra, e também negociar com autoridades locais/estaduais as demandas de escola do campo, como espaços de lazer, cultura e esportes para as crianças e adolescentes nos assentamentos e acampamentos.

Foram muitas as atividades educativas, lúdicas e políticas realizadas nos dois dias de encontro. Oficinas de arte, esporte e música na Escola Agrícola 25 de Maio em Fraiburgo, visita ao museu do Contestado e ao Parque Central em Caçador, entrega de oficio à 10ª GERED em Caçador solicitando o reconhecimento e fortalecimento das Escolas Itinerantes como política pública de estado e doação de alimentos no bairro Núcleo Rio Doce em Lebon Régis.

Uma das principais atividades foi à caminhada realizada no município de Lebon Régis, que teve como inicio o ponto de Feira Livre e acabou na prefeitura municipal, onde uma comissão de 10 estudantes, pais, mães e educadores foram recebidos pelo prefeito Pe. Ludovino Labas (PSDB).

A comissão entregou uma carta assinadas por estudantes, educadores, pais, mães solicitando que o prefeito encaminhe ofício ao secretário estadual de educação para que as Escolas Itinerantes deixem de ser uma experiência pedagógica, e tornem-se política pública de estado.

Além disso, a comissão exigiu que fossem feitas melhorias nas estradas dos assentamentos que dão acesso a Escola 30 de Outubro, para que fossem evitadas situações, de crianças e adolescentes que estudam nessa escola ficarem até 15 dias sem poder ir à aula, em função das péssimas condições das estradas.

Segundo o prefeito Pe. Ludovino Labas (PSDB), a primeira reivindicação, o envio de ofício ao secretário estadual de educação exigido que as Escolas Itinerantes sejam reconhecidas como política pública de estado, será atendida de forma imediata. Já a segunda solicitação, depende do conserto das duas patrolas que o município dispõe, com mais de 50 anos de uso.

Porém o prefeito comprometeu-se em formar uma comissão com estudantes, educadores, pais e mães da Escola 30 de Outubro, para buscar junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/SC, as condições necessárias, para que o patrolamento, conservação e melhorias das estradas dos assentamentos de Lebon Régis, venham a ser realizada nos próximos dias.