Assentamento promove festival da canção em Santa Catarina

Da Página do MST No dia 17 de outubro, aconteceu o primeiro festival da canção na área dos assentamentos do município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. A cidade concentra o maior numero de assentados do estado, são 1.418 famílias. A concentração levanta vários desafios e muitas potencialidades. Uma delas é a questão cultural.


Da Página do MST

No dia 17 de outubro, aconteceu o primeiro festival da canção na área dos assentamentos do município de Abelardo Luz, em Santa Catarina. A cidade concentra o maior numero de assentados do estado, são 1.418 famílias. A concentração levanta vários desafios e muitas potencialidades. Uma delas é a questão cultural.

Nestes 25 anos de luta pela terra e pela Reforma Agrária e justiça social, rompemos muitas cercas e muros de concretos, sustentados não por massa de concreto, mas sim por ideologia dominante que os sustenta. Nestes anos de luta o MST vem construindo uma filosofia emancipadora.

Os sujeitos que podemos afirmar que seriam “os ninguém” de ontem, despossuídos de qualquer direito e conhecimento, têm hoje uma identidade Sem Terra, que nega uma dominação cultural sofrida há séculos. É a consciência e a luta que impulsionaram milhares de famílias Sem Terra a irem além da luta pela terra e também produzir as suas representações culturais. É assim que se fez e se faz história e cultura.

O encontro cultural no dia 17 de outubro teve a seguinte programação:

>>>9h: Mateada Terra livre. Apresentação da fanfarra filhos da Terra.

>>>9h30: Início do festival

>>>12h às 13h: almoço a base de peixe.

>>>12h às 13h: Apresentação de viola: Barra Grande e Marondi, Edsons e Alisons, Riacho e Riozinho e os Filhos de Quinzinhos.

>>>13h às 13h15: apresentação de dança Germânica e gaúcha.

>>>13h30 às 14h30: Formatura cursos: Violão e dança gaúcha.

>>>15h às 16h: Tarde dançante

>>>16h30 às 17h: Entrega dos prêmios e agradecimento.

>>> 17h às 18h: Show de viola Zé da Serra e Serraninho.