MST realiza ato pela Reforma Agrária no interior de SP

Por Camila Bonassa Da Página do MST O MST e as famílias do Acampamento 8 de Março realizam nesta terça-feira (23) um ato pela Reforma Agrária, em Riversul, na região de Itapeva, no interior de São Paulo. A atividade acontecerá às 15 horas, na Praça da Matriz. O 1º Ato Político de Apoio à Reforma Agrária no município de Riversul pretende levar para a sociedade o debate sobre a questão agrária e a necessidade da realização do assentamento na fazenda Can-Can, como alternativa para a geração de trabalho, renda e produção de alimentos na região.


Por Camila Bonassa
Da Página do MST

O MST e as famílias do Acampamento 8 de Março realizam nesta terça-feira (23) um ato pela Reforma Agrária, em Riversul, na região de Itapeva, no interior de São Paulo. A atividade acontecerá às 15 horas, na Praça da Matriz.

O 1º Ato Político de Apoio à Reforma Agrária no município de Riversul pretende levar para a sociedade o debate sobre a questão agrária e a necessidade da realização do assentamento na fazenda Can-Can, como alternativa para a geração de trabalho, renda e produção de alimentos na região.

Representantes de movimentos sociais, entidades sindicais, parlamentares e autoridades locais foram convidadas para a atividade. Além das famílias do Acampamento 8 de Março, moradores dos assentamentos da região também participarão do ato. No final serão distribuídos alimentos produzidos nos assentamentos do MST.

Histórico

A fazenda Can-Can tem mais de 600 hectares e está localizada no município de Riversul (380 km de São Paulo). A área pertencia à Universidade de São Paulo (USP) e estava grilada pelo Grupo Bodepan/Bergamini – grande latifundiário da região.

Por não cumprir sua função social, foi repassada ao Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) e será destinada para a construção de um assentamento. Mas o processo está parado e as famílias aguardam uma solução.

Segundo o Itesp, a fazenda precisa ser desocupada pelos posseiros para que seja iniciado o processo de licenciamento e parcelamento da área. Para serem efetivamente assentadas, as famílias ainda terão que passar por um processo de seleção.